O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está preparando o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados em 2024, trazendo um alívio financeiro muito aguardado por milhões de aposentados e pensionistas.

Com a antecipação do abono anual, o governo federal busca movimentar a economia do país, estimando um montante de R$ 62,6 bilhões que serão injetados nos próximos meses.

A novidade foi divulgada através do Decreto nº 11.947, publicado no Diário Oficial da União, e diz respeito à antecipação do abono para os segurados e seus dependentes da Previdência Social em 2024. Neste ano, de forma excepcional, o benefício será pago em duas parcelas.

Décimo terceiro dos aposentados terá duas parcelas antecipadas. Imagem: Ache Concursos
Décimo terceiro dos aposentados terá duas parcelas antecipadas. Imagem: Ache Concursos

Quem recebe o décimo terceiro do INSS?

Os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão ao longo do ano de 2023 serão beneficiados com o décimo terceiro do INSS.

A primeira parcela, correspondendo a 50% do valor do benefício, será paga no mês de abril e será incluída junto com os demais benefícios desse período.

Já a segunda parcela será calculada como a diferença entre o total do abono anual e a parcela antecipada, e será concedida no mês de maio, juntamente com os benefícios desse mês, sendo aplicados descontos do Imposto de Renda para quem estiver sujeito a essa obrigação.

Vale destacar que, caso o benefício seja encerrado de forma programada antes de 31 de dezembro de 2024, o beneficiário receberá uma quantia proporcional do abono anual correspondente aos meses em que esteve recebendo o benefício.

Historicamente, o abono era concedido no segundo semestre de cada ano. No entanto, nos últimos anos, o governo tem optado por antecipar esse benefício como uma medida para estimular a economia e beneficiar os segurados da Previdência Social.

Calendário do 13º salário do INSS em 2024

Para quem recebe até um salário mínimo, as datas de pagamento são as seguintes:

  • 1ª parcela: 24 de abril a 08 de maio
  • 2ª parcela: 24 de maio a 07 de junho

Confira o calendário completo de pagamento do décimo terceiro para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412), de acordo com o número final do benefício:

Número final do benefício 1ª parcela 2ª parcela
1 24 de abril 24 de maio
2 25 de abril 27 de maio
3 26 de abril 28 de maio
4 29 de abril 29 de maio
5 30 de abril 31 de maio
6 2 de maio 3 de junho
7 3 de maio 4 de junho
8 4 de maio 5 de junho
9 5 de maio 6 de junho
0 8 de maio 7 de junho

Para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, o calendário é o seguinte:

  • 1ª parcela: a partir de 02 a 08 de maio
  • 2ª parcela: a partir de 03 a 07 de junho

Confira o calendário completo para quem recebe acima do piso nacional, de acordo com o número final do benefício:

Número final do benefício 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 2 de maio 3 de junho
2 e 7 3 de maio 4 de junho
3 e 8 4 de maio 5 de junho
4 e 9 5 de maio 6 de junho
5 e 0 8 de maio 7 de junho
Calendário de pagamento do INSS em 2024
Calendário de pagamento do INSS em 2024

Como saber a data do pagamento do seu benefício?

Para descobrir o dia exato do seu pagamento, é necessário conhecer o número do seu benefício, composto por 10 dígitos. O número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador, determina a data de pagamento de acordo com os calendários mencionados.

Para descobrir o valor do décimo terceiro do INSS, os aposentados e pensionistas têm algumas opções disponíveis. A primeira delas é fazer a consulta ao extrato de pagamento pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

Outra forma de consultar o valor do abono é através da central de atendimento do INSS, pelo número 135. Ao ligar para esse número, o beneficiário pode informar seu CPF e confirmar dados para obter informações sobre o valor do décimo terceiro. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.