Termina nesta quinta-feira, 15, o prazo para pedir o saque extraordinário do FGTS em 2022. A nova rodada de saques que iniciou em abril vai contemplar 42 milhões de brasileiros até o próximo dia 15, quando recebem os nascidos em dezembro.

O calendário do saque extraordinário FGTS foi organizado de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. O primeiro grupo, dos aniversariantes de janeiro, recebeu o saque de até R$ 1 mil no dia 20 de abril.

Porém, mesmo com o fim dos pagamentos ainda existem trabalhadores que não receberam o FGTS extraordinário. Essa ausência nos pagamentos pode ter ocorrido por diversos motivos, vamos ver abaixo o que leva ao FGTS não cair na conta.

Calendário do FGTS extraordinário termina na quarta-feira, 15. Imagem: Caixa.
Calendário do FGTS extraordinário termina na quarta-feira, 15. Imagem: Caixa.


Meu saque FGTS não caiu na conta, e agora?

Logo após o início dos pagamentos, muitos trabalhadores não identificaram o depósito do dinheiro na data que estava prevista no calendário. O atraso na liberação dos valores pode ocorrer por causa de dados incompletos do trabalhador que atrapalhem a criação da conta poupança digital no Caixa Tem.

Nesses casos, para resolver o problema o titular da conta terá que fazer a atualização dos dados no site ou aplicativo do FGTS, para então poder fazer a solicitação do saque extraordinário.

Segundo a Caixa, o processamento pode levar alguns dias após a atualização dos dados e o pagamento deve ocorrer logo nos próximos dias posteriores ao complemento das informações.

Como solicitar o FGTS extraordinário

Após fazer a atualização das informações do FGTS, o trabalhador deve fazer a solicitação do saque extraordinário diretamente pelo aplicativo do FGTS ou de forma presencial em uma agência da Caixa.

Um detalhe que o trabalhador deve ter cuidado é que a situação do seu CPF deve estar regular para pedir a solicitação do FGTS extraordinário. Caso contrário, não será possível fazer a abertura da conta poupança em nome do trabalhador.

Confira alguns motivos que causam a não liberação do FGTS extraordinário:

  • garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;
  • determinação judicial;
  • pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador; e
  • dados inconsistentes.

Após o depósito do saque FGTS no Caixa Tem, o trabalhador poderá movimentar o dinheiro pelo aplicativo para pagar contas, boletos, fazer transferências via Pix e ainda retirar os valores da conta por meio do Saque sem cartão em agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.