Está terminando na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, o prazo para que os trabalhadores brasileiros saquem os valores referentes ao FGTS Extraordinário de 2022. E com isso, muitos voltam a ter dúvidas sobre como movimentar esse valor.

A retirada do dinheiro foi aprovada em março desse ano e começou a ser liberada no dia 18 de abril, seguindo um calendário da Caixa Econômica Federal. Poderiam ser retirados até R$ 1 mil de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Desde o dia 18 de abril, está sendo liberado para os brasileiros, aos poucos, um saque de até R$ 1 mil de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento foi autorizado pelo governo federal por meio de uma Medida Provisória em março deste ano.

Para fazer o saque era necessário ter saldo nessas contas. Então o valor seria automaticamente disponibilizado em uma Conta Poupança Digital Social da Caixa. Quem ainda não tivesse essa conta não precisava se preocupar pois ela seria criada automaticamente.

Mas afinal, como movimentar esse dinheiro? É possível transferi-lo para outra conta bancária? As respostas para essas perguntas você pode conferir abaixo.

Como movimentar o saldo?

Após o crédito dos valores, o trabalhador pode pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.

Mas se o trabalhador preferir, ele também poderá transferir o valor para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. Veja o passo a passo abaixo.

Como transferir o valor do saque extraordinário do FGTS para sua conta?

O passo a passo para transferir o valor do saque extraordinário da conta do FGTS para sua conta bancária é o seguinte:

  1. Baixe o app do Caixa Tem (disponível para Android e IOS);
  2. Se for seu primeiro acesso, crie uma senha de 6 dígitos;
  3. Faça o login com seu CPF e senha;
  4. Se for o primeiro acesso, confirme a vinculação através do SMS que será enviado para seu número de telefone;
  5. Na página inicial do Caixa Tem, desça a página e clique em "Pix/Enviar e Sacar";
  6. Após, clique em "Chave Pix";
  7. Selecione o tipo de chave Pix da conta para a qual você deseja enviar o dinheiro, como o número do seu CPF, número do celular ou e-mail;
  8. Insira a chave Pix da conta para a qual você deseja enviar o dinheiro e clique em "Continuar";
  9. Se desejar, insira uma descrição (opcional);
  10. Digite o valor que você irá transferir para sua conta e clique em "Continuar";
  11. Selecione a data para a transferência e clique em "Continuar";
  12. Confirme todos os dados e pronto!

Após esse procedimento, o valor do seu saque extraordinário do FGTS será transferido na data escolhida. Se optar por "hoje" o valor é depositado instantaneamente em sua conta bancária.

Calendário saque extraordinário

Confira abaixo como foi o calendário do saque extraordinário do FGTS divulgado pela Caixa:

Nascidos em: Recebem em:
Janeiro 20/04 (quarta-feira)
Fevereiro 30/04 (sábado)
Março 04/05 (quarta-feira)
Abril 11/05 (quarta-feira)
Maio 14/05 (sábado)
Junho 18/05 (quarta-feira)
Julho 21/05 (sábado)
Agosto 25/05 (quarta-feira)
Setembro 28/05 (sábado)
Outubro 01/06 (quarta-feira)
Novembro 08/06 (quarta-feira)
Dezembro 15/06 (quarta-feira)

E se eu não quiser sacar?

Aqueles que não quiserem sacar o dinheiro podem comunicar seu desejo por meio do aplicativo do FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar isso.

Outra alternativa é simplesmente não movimentar o dinheiro, pois se ele não for sacado até o dia 15 de dezembro, o valor volta para a conta do FGTS do trabalhador automaticamente.