O dia começou com dificuldades para beneficiários de diversos programas sociais no Brasil. Nas redes sociais, muitos cidadãos relatam dificuldades para acessar informações referentes ao PIS/PASEP que terá depósitos hoje (15) e do Bolsa Família, que iniciará um novo ciclo de pagamentos na próxima semana. A maior parte dos casos impossibilita a pessoa a sequer realizar o login e acessar o aplicativo CAIXA Tem, não identificando o cadastro do cidadão no sistema.

É comum que, em determinados momentos específicos, os aplicativos dos programas sociais ou dos bancos que são responsáveis pelos pagamentos fiquem sobrecarregados e apresentem problemas de acesso ou de atualização das informações de cada beneficiário.

Dificuldade de acessar o CAIXA Tem? Entenda o motivo

Nesta quinta-feira (15), o Governo Federal iniciou o pagamento do Abono Salarial para mais uma categoria da população habilitada. Com isso, milhões de brasileiros que geralmente não acessam o aplicativo na mesma data, estão sobrecarregando os servidores do aplicativo.

Por isso, beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais estão enfrentando dificuldades de acesso. A tendência é de que, nas últimas horas do dia, o aplicativo já esteja funcionando normalmente, conforme a diminuição do fluxo de acesso.

Nas redes sociais, como no X, usuários reclamam dos problemas encontrados.

O CAIXA Tem é a principal plataforma de recebimento da maior parte dos programas sociais no Brasil. Por isso, é comum que nas datas próximas aos pagamentos de alguns benefícios, o sistema não suporte a quantidade de tentativas de acesso e por isso, enfrente oscilações.

Em algumas tentativas, por exemplo, cidadãos estão recebendo a mensagem "Client Disabled", que significa CLIENTE DESABILITADO. Esta mensagem vem sendo apresentada para muitos por conta da sobrecarga no app.

(Foto: Reprodução)

Bolsa Família começa dia 19

O pagamento da próxima parcela do Bolsa Família se inicia já na próxima segunda-feira (19) para os beneficiários do NIS 1. O último dígito do NIS é o divisor das datas em que a parcela do programa é depositada na conta.

Veja o calendário completo de maio:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 19 de maio Segunda-feira
2 20 de maio Terça-feira
3 21 de maio Quarta-feira
4 22 de maio Quinta-feira
5 23 de maio Sexta-feira
6 26 de maio Segunda-feira
7 27 de maio Terça-feira
8 28 de maio Quarta-feira
9 29 de maio Quinta-feira
0 30 de maio Sexta-feira

Os beneficiários com NIS 1 e 6 podem receber uma boa notícia. Por conta de uma movimentçaão que é padronizada pela CAIXA há muito tempo, o repasse de benefícios sociais pode ser antecipado para o sábado, quando a previsão do pagamento é para uma segunda-feira.

Por isso, neste mês, quem recebe nos dias 19 e 26, já pode ter a parcela depositada nos dias 17 e 24, respectivamente. Por isso, fique atento com esta chance de antecipação.

Além do caso citado acima, outros brasileiros também podem ter direito a receber o Bolsa Família antes da data prevista. Caso você seja residente de uma cidade ou estado que tenha sido afetado por algum acontecimento climático, como enchentes ou estiagem, o Governo Federal pode liberar o valor já no primeiro dia do calendário.

Em abril, por exemplo, 659 cidades brasileiras foram incluídas na lista de antecipação, contemplando milhões de beneficiários.