Com os novos aumentos no preço dos combustíveis no país, o Auxílio Gás aos brasileiros deve ter incremento de valor e público no próximo pagamento, previsto para abril. Após o Senado aprovar o o PL 1472/2021 que cria um fundo de subsídio, a chamada Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP - Combustíveis), o projeto vai ampliar a cobertura do Auxílio Gás e adiciona como fonte de recursos para isso o bônus de leilões do pré-sal para viabilizar o aumento da despesa.

Aprovado no ano passado o Auxílio-Gás é um benefício oferecido pelo governo federal para auxiliar a população de baixa renda na compra do botijão de gás de 13kg. Recebe quem está no CadÚnico, no Auxílio Brasil e ainda tem algum membro familiar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, o benefício contempla cerca de 5,58 milhões de brasileiros e pretende ampliar o pagamento para mais 6 milhões no próximo crédito. O pagamento é liberado, juntamente com o Auxílio Brasil, a cada dois meses e prevê novos depósitos em abril deste ano.

Ampliação do Auxílio Gás

De acordo com a Lei nº 14.237, de 2021, há previsão de ampliação para novos beneficiários no decorrer dos próximos meses. Hoje, mesmo o cidadão que cumpra os requisitos para receber pode ficar de fora pela falta de recursos.

A inscrição no Auxílio Gás é feita de forma automática pelo governo federal, por meio do Ministério da Cidadania. Para ser registrado, é preciso que o beneficiário cumpra os requisitos do programa e que o governo tenha verbas suficientes para fazer os repasses.

Para abril, o governo deve aumentar o público de 5,58 milhões de pessoas e o valor também deve subir. Segundo a lei que criou o Auxílio-Gás, o valor pago sempre será de, no mínimo, 50% do valor do botijão de 13Kg. Com a nova alta do preço, os beneficiários devem receber mais de R$ 60 no próximo pagamento. A média de preços usada é da ANP, que faz balanço semanal.

Consulta do vale gás pelo CPF

Desde o início deste ano o governo federal liberou a consulta para as famílias verificarem se terão direito ao vale gás. A informação sobre os pagamentos está disponível pelos aplicativos do Auxílio Brasil e pelo Caixa Tem, onde o dinheiro é depositado em conta poupança social.

As famílias que fazem parte do Auxílio Brasil receberam em janeiro o valor mínimo de R$ 452 (parcela do programa social + parcela do auxílio gás). Para esse grupo a consulta pode ser feita pelo CPF no aplicativo do programa. O download do app Auxílio Brasil está disponível para celulares Android e para smartphones com sistema iOS.

Já quem possui conta digital no Caixa Tem poderá consultar o valor e a data de depósito do vale gás. O Caixa Tem pode ser baixado para celulares Android e para iPhone.