O governo de São Paulo segue liberando o auxílio de R$ 540 do programa Bolsa Trabalho. A iniciativa é voltada para a população desempregada do estado e visa qualificar e empregar parte da população vulnerável que não possui renda.

O Bolsa Trabalho oferece um auxílio financeiro de R$ 540 mensais para pessoas desempregadas realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais.

A carga horária das atividades é limitada a 4 horas por dia, durante cinco dias da semana. O benefício tem duração de 5 meses consecutivos e prioriza o pagamento para mulheres.

Além da ajuda financeira, os inscritos no programa realizam um curso de qualificação profissional e recebem apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Os cursos com duração de 80 horas são oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) nas áreas de Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos e Secretariado e Recepção.

Bolsa Trabalho 2024: Como se inscrever?

Podem se inscrever para participar do programa os moradores do estado de São Paulo maiores de 18 anos, que estejam desempregados e com renda familiar de até meio salário mínimo.

A inscrição é feita através do site Bolsa do Povo SP www.bolsadopovo.sp.gov.br- é necessário ter login Gov.BR.

As vagas são distribuídas entre os municípios participantes do programa, levando em conta a população, índice de vulnerabilidade social, além do interesse e capacidade da prefeitura local.

A seleção dos participantes será feita pelos parâmetros do questionário socioeconômico, priorizando as mulheres chefes de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

O Bolsa Trabalho faz parte do programa Bolsa do Povo, que reúne diversos benefícios sociais do governo de São Paulo, entre eles o vale gás SP, Bolsa do Povo Educação, Renda Cidadã, SP Acolhe e outros.

Cartão Bolsa do Povo

O Cartão Bolsa do Povo é um cartão magnético entregue pelo governo de SP para quem recebe algum benefício social que compõe o programa. É por meio dele que, por exemplo, os cidadãos paulistas recebem os valores de iniciativas de transferência de renda, como o Vale Gás SP e o SP Acolhe.

Os cartões são enviados para as famílias contempladas por algum benefício via serviços dos Correios. Os cartões pré-pagos permitem o saque dos valores em terminais bancários eletrônicos.

Ao receber o cartão Bolsa do Povo o cidadão deverá realizar o desbloqueio do cartão em um caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Banco 24Horas ou em outros correspondentes bancários, como supermercados, lotéricas e estabelecimentos conveniados com o Banco do Brasil.

Caso tenha dúvidas na hora de desbloquear o cartão o atendimento do Bolsa do Povo pelo telefone 0800-7979-800 é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou via central eletrônica 24h no WhastApp (11) 98714-2645.