O Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (8), um importante documento sobre como será o funcionamento do Bolsa Família no ano de 2026. O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) publicou as datas que norteiam o calendário operacional do benefício.

As datas reveladas levam em consideração o processo de verificação dos cadastros dos beneficiários e também de novas solicitações a partir de inscrições no Cadastro Único. A partir disso, é definido quando que o Governo inicia o processo de preparação para o pagamento das parcelas mês a mês.

Geralmente, este processo leva alguns dias para ser concluído, principalmente pelo alto número de famílias inscritas no programa e também levando em consideração o regulamento que está sendo praticado.

Governo divulga calendário de verificações

A cada mês o governo reavalia se as pessoas podem seguir no CadÚnico e no Bolsa Família.

Confira as datas que foram divulgadas oficialmente no documento emitido pelo Governo Federal para verificação dessas atualizações de cadastros dos beneficiários do Bolsa Família e do CadÚnico.

MÊS INÍCIO DA VERIFICAÇÃO FIM DA VERIFICAÇÃO ATUALIZAÇÃO DOS APLICATIVOS
Janeiro 8 de janeiro 12 de janeiro 13 de janeiro
Fevereiro 12 de fevereiro 16 de fevereiro 17 de fevereiro
Março 12 de março 16 de março 17 de março
Abril 9 de abril 13 de abril 14 de abril
Maio 7 de maio 11 de maio 12 de maio
Junho 11 de junho 15 de junho 16 de junho
Julho 9 de julho 13 de julho 14 de julho
Agosto 6 de agosto 10 de agosto 11 de agosto
Setembro 10 de setembro 14 de setembro 15 de setembro
Outubro 8 de outubro 10 de outubro 11 de outubro
Novembro 12 de novembro 16 de novembro 17 de novembro
Dezembro 10 de dezembro 14 de dezembro 15 de dezembro

O MDS divulgou parte do calendário operacional completo do Bolsa Família. Neste documento, são detalhadas todas as etapas de cada ciclo mensal do programa, também levando em consideração os procedimentos que são feitos pelas secretarias regionais.

Quando serão os pagamentos do Bolsa Família em janeiro?

Bem como normalmente acontece no caso do Bolsa Família, a divisão das datas de pagamento do benefício é realizada através do NIS (Número de Inscrição Social) das famílias inscritas.

Para o mês de janeiro, os repasses se iniciarão no dia 19. Confira o cronograma completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 19 de janeiro Segunda-feira
2 20 de janeiro Terça-feira
3 21 de janeiro Quarta-feira
4 22 de janeiro Quinta-feira
5 23 de janeiro Sexta-feira
6 26 de janeiro Segunda-feira
7 27 de janeiro Terça-feira
8 28 de janeiro Quarta-feira
9 29 de janeiro Quinta-feira
0 30 de janeiro Sexta-feira

Dentro do fluxo de pagamentos, existem as condições de antecipação que foram mantidas nos mesmos moldes de 2025. Por ocorrência de eventos climáticos ou para o repasse dos valores aos sábados para um grupo de beneficiários, existe a possibilidade de modificação da ordem dos pagamentos.

Em janeiro, por exemplo, a tendência é de que os moradores de pelo menos 134 cidades brasileiras recebam a parcela do Bolsa Família já no primeiro dia do calendário.

Mudanças nos critérios para unipessoais

Uma das mudanças já anunciadas no regulamento do programa para o ano de 2026 envolve os unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas um integrante.

A principal delas envolve a obrigatoriedade da entrevista na residência destes beneficiários, algo que era praticado parcialmente em 2025. Confira o infográfico com as principais alterações:

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Embora grande parte das informações oficiais já tenham sido divulgadas, o Governo Federal ainda não confirmou as principais condições do exercício de 2026: o orçamento anual e um possível reajuste nas parcelas mensais ou nos adicionais concedidos para famílias com filhos.

A projeção é que todas estas informações sejam oficialmente apresentadas ainda no primeiro trimestre deste ano.