Começam na próxima semana, dia 20 de janeiro, os pagamentos da primeira parcela do Bolsa Família de 2025. Agora, beneficiários estão atentos para conferir quem receberá de forma unificada no primeiro dia da liberação, como ocorreu no ano passado em várias cidades.

A regra para antecipação envolve cidades em estado de emergência ou calamidade pública causados por eventos climáticos como seca, chuvas, vendavais ou granizo. Esses beneficiários podem ter o pagamento liberado já no primeiro dia (20) sem precisar esperar o calendário pelo Número de Identificação Social (NIS) que paga um grupo a cada dia.

Vale lembrar que a lista oficial dessas cidades só sairá dias antes do início dos pagamentos - veja abaixo algumas que podem estar nessa lista.

Após passar pelo desastre da enchente de 2024, os beneficiários das 497 cidades do Rio Grande do Sul que recebiam de forma antecipada não têm mais a garantia de receber no primeiro dia agora. Isso porque a portaria que antecipava as parcelas no estado perdeu vigência no dia 31/12. O governo do RS publicou um decreto em dezembro estendendo o estado de calamidade até março de 2025. No entanto, o MDS ainda analisa se vai antecipar os pagamentos por lá ou não.

    Consulta do Bolsa Família de Janeiro é aberta

    Os beneficiários já podem verificar no aplicativo do Bolsa Família desde o dia 7 de janeiro o valor da nova parcela que estará disponível para saque. A consulta pode pode ser feita no App do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem.

    Cidades com antecipação

    Nos últimos dias, a Caixa divulgou uma nova lista de cidades em estado de calamidade que podem estar na lista de antecipação também do Bolsa Família. Beneficiários de Cândido de Abreu (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Roncador (PR) tiveram o saque calamidade do FGTS liberado e podem aparecer entre as cidades que terão o pagamento unificado do Bolsa Família.

    Além dessas, cidades dos estados de Rondônia e São Paulo devem estar na antecipação, assim como ocorreu em dezembro. Em uma lista preliminar, o MDS divulgou quais devem permanecer na lista de antecipação. Veja:

    Rondônia São Paulo
    Alta Floresta D'Oeste
    Ariquemes
    Cabixi
    Cacoal
    Cerejeiras
    Colorado do Oeste
    Corumbiara
    Costa Marques
    Espigão D'Oeste
    Guajará-Mirim
    Jaru
    Ji-Paraná
    Machadinho D'Oeste
    Nova Brasilândia D'Oeste
    Ouro Preto do Oeste
    Pimenta Bueno
    Porto Velho
    Presidente Médici
    Rio Crespo
    Rolim de Moura
    Santa Luzia D'Oeste
    Vilhena
    São Miguel do Guaporé
    Nova Mamoré
    Alvorada D'Oeste
    Alto Alegre dos Parecis
    Alto Paraíso
    Buritis
    Novo Horizonte do Oeste
    Cacaulândia
    Campo Novo de Rondônia
    Candeias do Jamari
    Castanheiras
    Chupinguaia
    Cujubim
    Governador Jorge Teixeira
    Itapuã do Oeste
    Ministro Andreazza
    Mirante da Serra
    Monte Negro
    Nova União
    Parecis
    Pimenteiras do Oeste
    Primavera de Rondônia
    São Felipe D'Oeste
    São Francisco do Guaporé
    Seringueiras
    Teixeirópolis
    Theobroma
    Urupá
    Vale do Anari
    Vale do Paraíso
    Altinópolis
    Barretos
    Barrinha
    Bauru
    Caconde
    Cajuru
    Catanduva
    Indiana
    Itapecerica da serra
    Jaborandi
    Lourdes
    Motuca
    Olimpia
    Palestina
    Paranapuã
    Penápolis
    Santa Adélia
    Santa Cruz do Rio Pardo
    Sao João da Boa Vista
    Tambaú
    Viradouro

    Já em Dezembro, o Governo divulgou duas portarias colocando outras 53 cidades em estado de emergência. Essas também podem estar na lista de antecipação, desde que sejam homologadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Como dissemos, a lista oficial sempre é liberada na semana que antecede os pagamentos.

    No dia 02/12 saiu a portaria 4.025 que colocou 31 cidades em estado de emergência. Já no dia 12/12 saiu outra portaria nº 4.095 com mais 22 cidades em emergência.

    Vale lembrar que mesmo estando nessa lista, a antecipação ainda depende da homologação por parte do MDS, ou seja, elas podem ou não estar na antecipação.

    Datas de Janeiro

    Os pagamentos seguem o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Em Janeiro, os pagamentos começam no dia 20 e seguem até 31. Veja as datas:

    Final do NIS Jan
    1 20/01
    2 21/01
    3 22/01
    4 23/01
    5 24/01
    6 27/01
    7 28/01
    8 29/01
    9 30/01
    0 31/01

    Outro grupo que pode receber antecipado é aquele que tem a parcela depositada nas segundas-feiras, agora, dias 20 e 27 de janeiro. Eles podem ter o dinheiro creditado no sábado anterior no app do Caixa Tem, aqueles com NIS final 1 e 6.

    Calendário do Bolsa Família 2025 - Foto: Divulgação
    Calendário do Bolsa Família 2025 foi divulgado pelo MDS - Foto: Divulgação