A Caixa está fazendo nesta semana os últimos repasses da parcela do Bolsa Família de Maio, mas beneficiários já começam a se preparar para o novo pagamento de Junho. Novamente, muitas cidades do país terão o pagamento unificado, assim como ocorreu em Maio. Isso ocorre porque os decretos de emergência e calamidade sempre têm duração de 2 meses, ou seja, antecipa o pagamento por duas vezes para essas pessoas.

Em maio, a parcela média foi de R$ 682,31 para 20,81 milhões de famílias, quando mais de um milhão de beneficiários receberam o benefício antecipado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Só no Rio Grande do Sul, todas as 497 cidades do estado tiveram o benefício antecipado - isso agora vai se repetir.

A consulta do valor da parcela de Junho será liberada já a partir do dia 5 e é importante ficar atento para não ser surpreendido com o bloqueio ou suspensão da parcela. Só no mês de maio, o governo cortou mais de 200 mil pessoas do Cadastro Único, requisito para receber o benefício. Ainda, informou ainda que mais de 500 mil pessoas precisam atualizar os dados para não perder a ajuda mensal. Essa atualização de dados foi liberada somente no Rio Grande do Sul, devido ao estado de calamidade.

Parcela antecipada em Junho

Novamente, moradores de todos os municípios do Rio Grande do Sul terão a parcela antecipada em Junho. Eles vão receber na segunda-feira (17). São 497 cidades ao todo.

Além do Rio Grande do Sul, outras cidades dos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Amazonas, Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba receberão antes.

O valor médio do Bolsa Família de Junho deve ficar na faixa de R$ 680,00. No entanto, agora haverá o pagamento do adicional do Auxílio Gás, que beneficia mais de 5 milhões de famílias - veja o calendário do vale-gás. Excepcionalmente, em virtude da calamidade pública, no Rio Grande do Sul o Vale-Gás foi antecipado para Maio.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ainda vai confirmar os municípios que terão o pagamento unificado poucos dias antes do calendário começar, mas já levantamos os dados das cidades que emitiram decretos de emergência e terão os pagamentos unificados.

No total, envolvendo todo o estado do Rio Grande do Sul, já são 531 municípios que terão pagamentos unificados até agora (esse número ainda podem aumentar). Veja quais são:

  • Todas as 497 cidades no Rio Grande do Sul;
  • 2 cidades de Alagoas;
  • 3 cidades da Bahia;
  • 5 cidades de Roraima;
  • 4 cidades do Ceará;
  • 2 cidades do Rio Grande do Norte;
  • 3 cidades do Amazonas;
  • 2 cidades da Paraíba;
  • 1 cidade de Pernambuco;
  • 13 cidades do Maranhão.

Abaixo, você confere a relação de cidades com pagamento antecipado (arraste para o lado para ver todos os estados).

RORAIMA (5) AMAZONAS (3) RIO GRANDE DO SUL (497) MARANHÃO (13) ALAGOAS (2) BAHIA (3) CEARÁ (4) PARAÍBA (2) RIO GRANDE DO NORTE (2) PERNAMBUCO
AMAJARI BARCELOS TODAS AS CIDADES DO ESTADO (497) ARARI JEQUIÁ DA PRAIA URUÇUCA JAGUARIBE CONCEIÇÃO CAIÇARA DO RIO DO VENTO CUSTÓDIA
ALTO ALEGRE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO BOA VISTA DO GURUPI ESTRELA DE ALAGOAS IBOTIRAMA PIQUET CARNEIO LAGOA SECA JOSÉ DA PENHA
IRACEMA SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA CARUTAPERA PLANALTO ARNEIROZ
CARACARAI CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU QUITERIANÓPOLIS
MUCAJAI LAGO DA PEDRA
LAGOA GRANDE DO MARANHÃO
PINDARÉ-MIRIM
SANTA INÊS
SÃO JOÃO DO SOTER
SÃO ROBERTO
TRIZIDELA DO VALE
TUNTUM
MATÕES DO NORTE

Consulta do Bolsa Família pelo CPF

A consulta atualizada ao valor do Bolsa Família de Junho abre no dia 5 e pode ser feita pelo aplicativo do programa, no Caixa Tem e no Portal Cidadão Caixa. Ali constará o valor que irão receber e a situação do benefício (liberado, bloqueado ou cancelado).

Algumas famílias também conseguiram descobrir se estão aptas a receber o benefício pela Ouvidoria do MDS. A consulta oficial do Bolsa Família está disponível ainda pelos seguintes canais:

  • Aplicativo do Bolsa Família;
  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Aplicativo do Cadúnico;
  • Portal Cidadão da Caixa.

Que horas o Bolsa Família cai no Caixa Tem? Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o beneficiário tem o dinheiro depositado na conta.