Mais de 21 milhões de famílias terminaram de receber a parcela de novembro no dia 30 e já podem consultar o calendário de dezembro do Bolsa Família. O novo pagamento que inicia na próxima semana já tem datas divulgadas e todos os grupos vão receber antecipado.

A consulta oficial é liberada uma semana antes do início do calendário, mas alguns inscritos conseguiram descobrir antes se o pagamento foi aprovado.

A forma de consulta é o canal oficial do Ministério do Desenvolvimento Social, chamado Ouvidoria do MDS. Confira como consultar as informações sobre o Bolsa Família.

Consulta do Bolsa Família está disponível na Ouvidoria do MDS. Foto: Ache Concursos
Consulta do Bolsa Família está disponível na Ouvidoria do MDS. Foto: Ache Concursos

Consulta do Bolsa Família já está aberta?

O MDS é o responsável por enviar à Caixa os dados da folha de pagamento do Bolsa Família para que o banco faça a atualização nos canais de consulta, como o app do Bolsa Família, Caixa Tem e Portal Cidadão.

Assim, a instituição financeira tem um prazo para atualização das mensagens do extrato do Bolsa Família. Normalmente, até o dia 10 de cada mês os canais de consulta já exibem se o beneficiário está aprovado e qual valor será pago naquele calendário vigente.

No mês de dezembro, a Caixa começa a atualizar os dados de pagamento a partir da terça-feira, dia 05/12. Por causa do calendário antecipado, a consulta ao valor e situação do benefício também começa antes.

Veja como conferir o extrato de pagamento do Bolsa Família:

Consulta na Ouvidoria do MDS 121

Agora, vamos explicar como o beneficiário pode buscar informações sobre o pagamento do Bolsa Família antes desse prazo oficial. Em alguns casos, o atendimento na ouvidoria do MDS está informando se a família teve o pagamento aprovado e qual a previsão de depósito.

É importante ressaltar que o canal do MDS no Telegram é seguro e traz informações oficiais, mas nem todos conseguiram acessar as informações atualizadas deste mês. Isso porque a folha de pagamento ainda está em processamento e nem todos os dados estão disponíveis para repasse.

Mesmo para aqueles que conseguiram consultar a situação do benefício, a orientação dos operadores da ouvidoria é que o beneficiário entre em contato após o dia 5 de dezembro, após o processamento da folha, para verificar novamente se o benefício está disponível para saque.

Whatsapp do Bolsa Família exibe informações sobre a parcela de dezembro.
Whatsapp do Bolsa Família exibe informações sobre a parcela de dezembro.

Ouvidoria do MDS: passo a passo para consultar

  • Acesse o canal Ouvidoria do MDS no Telegram;
  • Ou acesse o aplicativo e digite "ouvidoria mds" na barra de pesquisa;
  • Irá abrir uma caixa de conversa com a mensagem "Bem-vindo ao Disque social 121";
  • Siga as instruções e digite o número do serviço que deseja consultar;
  • Para informações do Bolsa Família, digite 1;
  • Depois, siga o passo a passo para saber a situação do benefício e outras informações.

Bolsa Família: como saber se fui aprovado?

Se você está inscrito no Cadastro Único, mantém os dados atualizados e está dentro da faixa de renda para receber o benefício, basta fazer o acompanhamento pelos canais do governo para saber se o Bolsa Família foi aprovado.

As famílias aprovadas para receber o benefício receberão uma carta enviada pela Caixa para o endereço informado no cadastro do Cadúnico. O governo também enviará o cartão do Bolsa Família para o mesmo endereço informado no Cadastro Único, por isso é importante manter sempre os dados atualizados.

O governo federal não estipula um prazo mínimo para que a família seja aprovada no Bolsa Família. Por isso, não é possível afirmar quanto tempo demora para a aprovação no programa após o cadastro no Cadúnico.

Como desbloquear o cartão Bolsa Família

Para realizar o desbloqueio do cartão Bolsa Família o beneficiário deve ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 02 07, digite 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).