A partir desta segunda-feira de 20 de outubro começa um novo ciclo de pagamentos do Bolsa Família. Agora, 18,91 milhões de famílias de todo o país recebem a parcela média de R$ 683,42 nas suas contas do Caixa Tem.

Uma boa parte destas pessoas receberá o valor antes da data prevista dentro do cronograma operacional divulgado. A antecipação ocorrerá agora em 39 cidades.

Isso acontece graças a uma condição que permite o pagamento antecipado das parcelas, ou seja, no primeiro dia do calendário beneficiários de todos os NIS podem receber, desde que a cidade seja contemplada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) na lista de antecipação. São agora 39 cidades que aparecem na lista oficial do MDS neste mês de outubro - veja abaixo.

Cidades que terão Bolsa Família antecipado em outubro

Primeiramente, é importante destacar o que gera esta condição de antecipação das parcelas. Todos os meses, prefeituras e governos estaduais enviam ao Governo Federal pedidos de situação de emergência ou de calamidade pública.

A partir disso, se o pedido for aprovado, o Governo Federal autoriza alguns benefícios, entre eles, a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para amenizar os problemas dos mais carentes.

Em outubro, os contemplados receberão o valor já no dia 20. Veja a lista das 39 cidades que terão a antecipação para Outubro:

  • Acre (22): Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá, Porto Acre e Xapuri.
  • Paraná (2): Arapuã e Ramilândia;
  • Piauí (2): Anísio de Abreu e Pimenteiras;
  • Sergipe (4): Carira, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Tobias Barreto;
  • Amazonas (3): Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro;
  • Roraima (6): Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí;

As 497 cidades do Rio Grande do Sul não tiveram a confirmação do MDS de que terão a parcela antecipada e, portanto, vão ficar de fora dessa antecipação de Outubro.

A indefinição sobre o Rio Grande do Sul levantou dúvidas sobre os critérios de escolha do MDS. Estes locais constaram nas listas de todos os meses anteriores até aqui e há um decreto de calamidade ainda vigente do governo do estado. No entanto, os pagamentos no RS não serão antecipados este mês.

Calendário de outubro

Aos locais que não tiverem a antecipação da próxima parcela confirmada, será realizado o repasse de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 20 de outubro Segunda-feira
2 21 de outubro Terça-feira
3 22 de outubro Quarta-feira
4 23 de outubro Quinta-feira
5 24 de outubro Sexta-feira
6 27 de outubro Segunda-feira
7 28 de outubro Terça-feira
8 29 de outubro Quarta-feira
9 30 de outubro Quinta-feira
0 31 de outubro Sexta-feira

Além das datas citadas, há a possibilidade de que dois grupos de beneficiários tenham o pagamento antecipado em 2 dias antes da data original:

  • NIS Final 1: 20 de outubro (pagamento antecipado para o dia 18, sábado);
  • NIS Final 6: 27 de outubro (pagamento antecipado para o dia 25, sábado)

Estes grupos, por conta de um movimento feito pela CAIXA, podem ter o pagamento disponibilizado antes do previsto para evitar filas nas agências bancárias e sobrecarga nos aplicativos.

Além do Bolsa Família, outro programa social que será pago em outubro é o Auxílio-Gás - veja mais detalhes do vale-gás.