Nos últimos dias, circulou a informação de que o Bolsa Família estaria antecipando duas parcelas referentes aos meses de março e abril ainda este mês. Entretanto, ao analisar com cuidado essa questão, um erro de interpretação fez a situação ser um pouco mais complexa do que parecia.

O Senador Alan Rick, do partido União Brasil, afirmou em um programa de televisão que os pagamentos do programa Bolsa Família referentes a março e abril seriam realizados de forma unificada no dia 15 de março, para todos os beneficiários, em todos os municípios. Essa informação gerou grande repercussão, mas é importante entender exatamente o que ele quis dizer.

Pagamento do Bolsa Família será mesmo antecipado?

Na verdade, o que está ocorrendo é uma antecipação dos pagamentos para as famílias beneficiárias que residem em municípios que decretaram situação de calamidade pública ou estado de emergência. Essa antecipação é realizada mediante informe do Governo Federal e, normalmente, é válida por dois meses.

Assim, quando o senador fala em antecipação dos pagamentos de março e abril, na verdade ele se refere à antecipação pela primeira vez, com os beneficiários recebendo os valores dos dois meses adiantados, nos meses de março e abril.

Municípios com antecipação

Um exemplo prático disso ocorreu em alguns municípios como Ibatiba (ES), Macapá (AP), Embu-Guaçu (SP), Socorro (SP) e Sorocaba (SP), onde o estado de calamidade pública foi decretado.

Nessas localidades, os pagamentos do Bolsa Família foram antecipados para os meses de fevereiro e março, porém, cada pagamento foi feito de acordo com o mês vigente, sem unificação de duas parcelas em uma data só.

Por outro lado, há municípios como Barra do Piraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mendes, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, no Rio de Janeiro, que tiveram o estado de calamidade pública renovado, mas o município do Rio de Janeiro não teve sua renovação, saindo da lista de cidades com calamidade pública decretada e não recebendo o benefício antecipado em março de 2024.

Em Roraima, algumas cidades como Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracarai, Iracema, Mucajai, Normandia, Pacaraima, Uiramutã terão sua primeira parcela antecipada do Bolsa Família em março, e receberão novamente em abril no primeiro dia de pagamento, caso a cidade renove o estado de calamidade pública.

Importante destacar que essa situação varia de acordo com o estado e o município. Por exemplo, em Roraima, Bahia e Acre, os pagamentos serão nos meses de março e abril, enquanto em Sergipe, Paraná e Ceará, as cidades com estado de calamidade já tiveram pagamentos em fevereiro e terão mais um em março, no dia 15/03.

No Rio Grande do Sul, algumas cidades receberam em fevereiro e março antecipados, e outras receberão em março e abril.

Portanto, é necessário acompanhar de perto as atualizações e comunicados oficiais para entender como será a distribuição dos pagamentos do Bolsa Família em cada região afetada pela calamidade pública.

Lista de municípios

O pagamento antecipado do Bolsa Família em março será disponibilizado no dia 15, primeira data de pagamentos da folha mensal. As datas completas de pagamento podem ser consultadas no calendário do programa.

É importante notar que os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminados em 2 e 7, cujo pagamento cai em uma segunda-feira, poderão movimentar a parcela antecipada no Caixa Tem já no sábado anterior.

Calendário Bolsa Família de março

Veja o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de março:

  • NIS 1: 15 de março;
  • NIS 2: 18 de março;
  • NIS 3: 19 de março;
  • NIS 4: 20 de março;
  • NIS 5: 21 de março;
  • NIS 6: 22 de março;
  • NIS 7: 25 de março;
  • NIS 8: 26 de março;
  • NIS 9: 27 de março;
  • NIS 0: 28 de março.