Quase 4 milhões de brasileiros começaram a receber nesta quarta-feira, 20, o saque de R$ 1 mil do FGTS. O dinheiro das contas ativas e inativas de 42 milhões de trabalhadores será disponibilizado pela Caixa Econômica Federal até o dia 15 de junho conforme o calendário do FGTS extraordinário.

O saque terá limite de R$ 1.000 por pessoa, independente da quantidade de contas com saldo disponível, e vai abranger não só quem possui contrato de trabalho ativo como também desempregados e empregadas domésticas, cujo recolhimento se tornou obrigatório em 2015.

Para receber o FGTS extraordinário não é preciso fazer nenhum tipo de solicitação em primeiro momento. Se estiver apto ao saque, a Caixa irá depositar o valor ao que o trabalhador tem direito em conta poupança digital no Caixa Tem na data prevista em calendário.

Aqueles que possuem mais de uma conta vinculada ao Fundo de Garantia e com saldo disponível poderão ver pelo aplicativo do FGTS de onde o valor está sendo retirado.

Nesses casos, a Caixa irá seguir uma ordem de saque, começando pela conta relativa a contrato de trabalho extinto com menor saldo e depois passando para as demais contas vinculadas, também com início pela conta que tiver o menor saldo.

Calendário do FGTS extraordinário vai até junho

Os depósitos que iniciaram nesta quarta-feira, 20, abrangendo 3,9 milhões de pessoas nascidas em janeiro vão se repetir duas vezes a cada semana. O calendário do saque FGTS prevê a liberação dos valores às quartas-feiras e aos sábados, sempre obedecendo a ordem de nascimento dos beneficiados.

O próximo grupo, daqueles que fazem aniversário em fevereiro, vai receber no sábado de 30 de abril. Depois, o crédito continua no dia 04 de maio, quando o dinheiro vai cair na conta dos nascidos em março, e assim por diante.

Caixa vai liberar o saque extraordinário do FGTS entre abril e junho de 2022. Imagem: Caixa.
Caixa vai liberar o saque extraordinário do FGTS entre abril e junho de 2022. Imagem: Caixa.

Novo site do FGTS extraordinário para consulta pelo CPF

A Caixa liberou um novo site para consulta dos valores disponíveis para saque do FGTS. O banco oferece dois canais para consultar informações sobre o Fundo de Garantia: o aplicativo do FGTS e o site - fgts.caixa.gov.br.

A plataforma lançada pela Caixa permite a consulta pelo CPF para descobrir se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário e a data em que o dinheiro será creditado na conta poupança digital do Caixa Tem.

Outra forma de fazer a consulta ao saldo do FGTS é acessando o aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Ao fazer login com CPF e senha pelo app o trabalhador pode verificar o saldo de cada uma das contas vinculadas a contratos de trabalho e ainda o saldo total de todas as contas.

Na nova atualização, o aplicativo ganhou uma seção dedicada especificamente ao saque extraordinário do FGTS. Clicando nessa opção, o sistema irá informar o valor disponível para saque, de qual conta o dinheiro está sendo retirado, além da data e a conta em que ele será depositado. O app do FGTS oferece ainda a opção de não receber os valores para quem não deseja fazer o saque neste momento.

Nos últimos dias, por conta do aumento na quantidade de pessoas buscando a consulta ao saque, o aplicativo do FGTS tem enfrentado diversos períodos de instabilidade. Em primeiro momento, o usuário terá que esperar em uma fila virtual até conseguir fazer login no app e ter acesso às informações.

O saque do FGTS é obrigatório? Não, o trabalhador não é obrigado ao fazer o saque do FGTS liberado em 2022. Aqueles que preferirem não retirar parte do saldo do Fundo de Garantia podem solicitar o desfazimento do crédito pelo aplicativo do FGTS ou em alguma agência até o dia 10 de novembro, mesmo que o dinheiro já tenha sido depositado.

Passando esse prazo, os valores que não forem movimentados na conta poupança digital no Caixa Tem até 15 de dezembro de 2022 serão retornados à conta do FGTS devidamente corrigidos.