A Caixa Econômica Federal finaliza em junho o calendário de pagamentos do saque emergencial do FGTS em 2022. Iniciado no dia 20 de abril, cerca de 42 milhões de brasileiros poderão retirar até R$ 1.000,00 da soma do saldo de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia.

Nesta quarta-feira (8), nascidos em novembro terão o dinheiro creditado. O próximo grupo a receber será dos nascidos em dezembro, que terão o valor liberado no dia 15 de junho.

O novo saque do FGTS foi anunciado juntamente com outras medidas econômicas como a antecipação do 13º salário do INSS e a ampliação da margem do empréstimo consignado que formam o Programa Renda e Oportunidade.

A cerimônia de lançamento do programa ocorreu no Palácio do Planalto no dia 17 de março e teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, entre outros membros do governo.

A retirada de parte do saldo de contas do FGTS foi autorizada com a assinatura da Medida Provisória nº 1.105, que libera o saque de até R$ 1.000 por trabalhador até 15 de dezembro de 2022. Este será o prazo máximo para retirar os recursos. Quem não sacar até lá, não perderá o valor, que retorna para sua conta de origem do FGTS.

Para as pessoas que possuem mais de uma conta vinculada ao FGTS o saque irá priorizar primeiro as contas relativas a contratos de trabalhos extintos (iniciando pela conta com menor saldo) e depois irá para as outras contas vinculadas, iniciando também pela conta com menor saldo.

Antecipei o saque aniversário, vou poder sacar o FGTS emergencial?

A MP que regulamenta a nova rodada de saques extraordinários do FGTS determina que os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS do titular, como é o caso da garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário, não estarão disponíveis para o saque emergencial.

É importante lembrar que mesmo optando pelo saque emergencial do FGTS as outras possibilidades legais de movimentação dos recursos do Fundo continuarão válidas, como em situações de demissão sem justa causa, extinção da empresa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, pagamento de prestações do financiamento habitacional concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) a pessoas com idade igual ou superior a setenta anos, além dos casos de saúde definidos em Lei.

Como consultar o saldo do FGTS?

A Caixa abriu a consulta de quem terá direito ao saque emergencial do FGTS pelo aplicativo do FGTS e pelo site da Caixa. A consulta também poderá ser feita nas agências bancárias e no site do FGTS.

Pelo aplicativo do FGTS os brasileiros poderão consultar o valor a ser creditado, a data em que o depósito será realizado na conta poupança digital (veja calendário completo abaixo), optar pelo não recebimento dos valores caso não queira realizar o saque extraordinário e solicitar o retorno do dinheiro disponibilizado para a conta FGTS.

O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para consultar informações sobre o seu FGTS. Ao acessar o app - disponível para celulares Android e iOS - é possível consultar o saldo de todas as contas do Fundo, bem como conferir o saldo de todas as contas existentes do FGTS.

As pessoas que não desejam fazer o saque emergencial do FGTS poderão também informar que não querem receber o crédito pelo app do FGTS. O desfazimento do crédito automático poderá ser realizado da mesma forma até 10 de novembro mesmo após a realização do crédito em conta poupança no Caixa Tem.

Caso não sejam movimentados até 15 de dezembro de 2022 os recursos retornarão para a conta do FGTS sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Calendário do saque FGTS termina em junho

O calendário elaborado pela Caixa e pelo governo federal estabeleceu a ordem de liberação do saque de acordo com o mês de nascimento dos beneficiados.

Os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro que terão os valores do FGTS creditados na conta a partir de 20 de abril. O calendário segue com um depósito por semana para cada grupo até ser finalizado em 15 de junho. Confira abaixo todas as datas de liberação do FGTS:

Calendário do saque extraordinário FGTS 2022
Mês de nascimento Data do depósito
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 04 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 01 de junho
Novembro 08 de junho
Dezembro 15 de junho

Os valores serão depositados em conta corrente, conta poupança ou conta poupança digital aberta de forma automática no Caixa Tem. O dinheiro poderá ser movimentado pelo aplicativo para pagar boletos e contas, fazer compras com cartão de débito virtual, transferir o saldo para outras contas ou realizar o saque sem cartão.

Caixa divulga calendário do saque emergencial do FGTS. Imagem: Caixa.
Caixa divulga calendário do saque emergencial do FGTS. Imagem: Caixa.