A Caixa Econômica Federal enfrentou problemas na primeira liberação de pagamentos do calendário do saque emergencial do FGTS em 2022. Segundo o governo, 42 milhões de brasileiros poderão retirar até R$ 1.000,00 do saldo de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia, após liberação do governo no início do ano.

Nesta quarta-feira (20), os nascidos em janeiro têm direito a sacar o valor, que será depositado no Caixa Tem. A Caixa informou que até o meio-dia desta quarta (20), mais de 33 milhões de operações já haviam sido realizadas no aplicativo Caixa Tem por quase 2 milhões de usuários. Ainda, mais de 2,6 milhões realizaram consultas no aplicativo do FGTS para saber quanto irão receber.

Do grupo dos nascidos em janeiro, são 3,9 milhões de trabalhadores que tiveram o crédito em conta hoje. A retirada de parte do saldo de contas do FGTS foi autorizada com a assinatura da Medida Provisória nº 1.105, que libera o saque de até R$ 1.000 por trabalhador até o dia 15 de dezembro de 2022. Após a data, quem não sacar terá o valor devolvido a sua conta no fundo.

Como consultar o saldo do FGTS?

A Caixa disponibilizou agora um hotsite para a consulta do FGTS pela internet, por meio do CPF em https://fgts.caixa.gov.br/. A consulta abriu no dia 8 de abril.

Por meio do aplicativo do FGTS os brasileiros poderão consultar o valor a ser creditado, a data em que o depósito será realizado na conta poupança digital (veja calendário completo abaixo), optar pelo não recebimento dos valores caso não queira realizar o saque extraordinário e solicitar o retorno do dinheiro disponibilizado para a conta FGTS.

O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para consultar informações sobre o seu FGTS. Ao acessar o app - disponível para celulares Android e iOS - é possível consultar o saldo de todas as contas do Fundo, bem como conferir o saldo de todas as contas existentes do FGTS.

O calendário segue com um depósito a cada 5 dias em média para cada grupo, até ser finalizado em 15 de junho. Confira abaixo todas as datas de liberação do FGTS:

Calendário do saque extraordinário FGTS 2022
Mês de nascimento Data do depósito
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 04 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 01 de junho
Novembro 08 de junho
Dezembro 15 de junho

Os valores serão depositados em conta corrente, conta poupança ou conta poupança digital aberta de forma automática no Caixa Tem.

Usuários reclamam do app FGTS

Nas redes sociais, usuários relataram problemas ao acessar o app. Dificuldade de acesso e fila de espera foram algumas das queixas dos trabalhadores que queriam acessar a consulta e o dinheiro.

A Caixa disse que "em virtude do início do calendário do Saque Extraordinário do FGTS ocorreu um aumento natural na consulta aos serviços relacionados ao Fundo nos últimos dias, o que não comprometeu o funcionamento dos aplicativos".

O app Caixa Tem também é motivo de reclamações e vem funcionando com instabilidade devido ao alto número de acessos simultâneos. A Caixa pede aos usuários que acessem o app em horários alternativos, entre 22h e 07h, quando há uma menor demanda.