A Caixa Econômica Federal liberou uma nova rodada de saque emergencial do FGTS em 2022. O público alvo são os trabalhadores residentes de 26 cidades afetadas pelas chuvas desde o início do ano nos estados da Bahia e em Minas Gerais.

O banco informou que os moradores das áreas afetadas, identificadas pela Defesa Civil Municipal, poderão solicitar a retirada do dinheiro. Para fazer o saque do FGTS o trabalhador precisa ter saldo positivo na conta vinculada ao Fundo e não pode ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo que poderá ser sacado por cada pessoa é de R$ 6.220,00.

Além do saque calamidade, as famílias afetadas pelas chuvas contarão também com a liberação antecipada do Pis/Pasep. O governo federal anunciou o calendário do abono salarial em 2022, com datas especiais para quem reside nos municípios que declararam estado de calamidade pública.

A Caixa divulgou uma relação das cidades contempladas com o saque calamidade e o prazo para o trabalhador solicitar a retirada do dinheiro. Confira a lista completa abaixo (ordem alfabética):

Cidades contempladas com saque FGTS Prazo para solicitar o saque
Águas Formosas (MG) até 10 de março
Almenara (MG) até 16 de março
Canavieiras (BA) até 10 de março
Coaraci (BA) até 28 de março
Eunápolis (BA) até 10 de março
Floresta Azul (BA) até 28 de março
Gandu (BA) até 28 de março
Ibicaraí (BA) até 28 de março
Ilhéus (BA) até 15 de março
Itabela (BA) até 15 de março
Itabuna (BA) até 28 de março
Itajuípe (BA) até 12 de abril
Itapé (BA) até 28 de março
Itororó (BA) até 28 de março
Jequié (BA) até 28 de março
Jiquiriçá (BA) até 14 de março
Machadalis (MG) até 10 de março
Medeiros Neto (BA) até 10 de março
Mundo Novo (BA) até 10 de março
Prado (BA) até 10 de março
Poço Fundo (MG) até 14 de março
Rio Manso (MG) até 14 de abril
Teixeira de Freitas (BA) até 10 de março
Ubaitaba (BA) até 28 de março
Vitória da Conquista (BA) até 28 de março

Como solicitar o saque emergencial FGTS

A Caixa orienta que para solicitar o saque não é necessário comparecer a uma agência bancária, o pedido pode ser feito de forma fácil pelo aplicativo do FGTS (download disponível para Android aqui e para celulares iOS aqui).

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção "Meus Saques"; ​
  2. Escolha a opção "Outras Situações de Saques"; ​
  3. Selecione o motivo do Saque "Calamidade Pública"; ​
  4. Selecione o munícipio de sua residência e clique em​ "Continuar"; ​
  5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS​:
    • Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
    • Sacar presencialmente.
  6. Faça Upload dos documentos requeridos (foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador);
  7. Confira os documentos anexados e confirme; ​
  8. A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Além da carteira de identidade, também serão aceitos como documentos de identificação carteira de habilitação e passaporte. O comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) deve ser emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a) o trabalhador deverá apresentar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável. Em caso de dúvidas a Caixa orienta o contato com a central de atendimento pelo número 0800 726 0207.

Consulta ao saldo do FGTS

A Caixa disponibiliza diversas forma para consultar o saldo da conta FGTS, seja pela internet ou por mensagem de texto (SMS). Os trabalhadores que desejam saber qual o saldo de contas ativas ou inativas do Fundo podem fazer a consulta das formas abaixo:

  • por aplicativo
  • mensagem no celular (SMS)
  • site da Caixa - caixa.gov.br/
  • internet banking da Caixa

Para consultar o extrato e ver o saldo da conta vinculada ao FGTS pelo aplicativo basta fazer o download do app e fazer o cadastro (se for o primeiro acesso) preenchendo CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha. Após confirmar o cadastro e fazer o login, o trabalhador vai encontrar a informação de saldo na aba "Ver extrato".

No site da Caixa - www.caixa.gov.br/extrato-fgts - o trabalhador deverá fornecer o número do NIS ou CPF e cadastrar uma senha para acessar a consulta do FGTS.