A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira, 7, que quem possui crédito imobiliário no banco poderá utilizar meios facilitadores de pagamento de seu empréstimo, como realizar o pagamento parcial das parcelas ou até mesmo pausar o pagamento das prestações. O objetivo é dar tempo às famílias para se reorganizar neste tempo difícil de pandemia para voltar a pagar integralmente a prestação futuramente.

A modalidade de pausa por até 6 meses só é possível para quem recebe o auxílio emergencial ou para quem está recebendo o seguro-desemprego do governo. Neste caso, as prestações não pagas por pausa ou pagamento parcial serão incorporadas ao saldo devedor do contrato e diluídos no restante do prazo remanescente.

Já quem não faz parte deste grupo poderá também ter descontos nas parcelas de até 25% para os próximos 6 meses ou até 75% nos próximos 3 meses. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, que se disse sensível à situação das famílias brasileiras neste período de pandemia.

O pagamento parcial das prestações estará disponível nas condições em que o cliente apresentar autodeclaração de perda de renda. A Caixa diz que a solicitação pode ser feita também pelo App Habitação CAIXA.

Já a pausa no pagamento das prestações pode ser solicitada pelo App Habitação CAIXA ou pelo 08001040104.

Feirão Caixa da Casa Própria

O banco anunciou ainda o 1º Feirão Digital CAIXA da Casa Própria que ocorrerá de 25 de junho a 4 de julho de 2021. Cerca de 180 mil imóveis em todo o país estarão à venda com a participação de mais de 600 construtoras. Também estarão disponíveis mais de 6 mil imóveis CAIXA com condições especiais de financiamento.

Para acompanhar o leilão, o interessado poderá acessar a partir de 25 de junho o endereço http://www.caixa.gov.br/feirao, fazer uma simulação do financiamento e ser atendido por correspondentes do banco via chat.

O feirão terá formato totalmente digital para atender a nova realidade criada pela pandemia. A Caixa é responsável atualmente por 68% de todos os financiamentos imobiliários no país e tem R$ 523,1 bilhões na sua carteira de crédito imobiliário em 5,76 milhões de contratos.