A Caixa Econômica Federal liberou no fim de dezembro mais um lote do empréstimo Caixa Tem para novos grupos. Agora, poderão solicitar o empréstimo no aplicativo os nascidos em novembro e dezembro. Até então, só nascidos de janeiro a outubro tinham acesso ao microcrédito lançado pelo banco.

A linha de crédito anunciada vai chegar para todos que possuem conta poupança digital no aplicativo. Para isso, estes devem atualizar o app nas plataformas Google Play ou Apple Store.

O empréstimo no Caixa Tem pode ser contratado de forma 100% digital para os brasileiros que possuem conta digital no aplicativo. O processo é feito todo por meio do app e há a opção de Crédito Caixa Tem Pessoal e também o Produtivo, para empresas.

Conforme a Caixa, o programa de microcrédito permite sacar entre R$ 300 e R$ 1.000 com prazo de 24 meses para pagar e taxa de juros de 3,99%. A Caixa estima que 100 milhões de brasileiros que possuem conta digital ano app podem agora solicitar o empréstimo.

O último grupo a ter o empréstimo liberado envolve os nascidos de novembro e dezembro, dia 27 de dezembro (veja o cronograma completo abaixo).

Sobre as modalidades, o Crédito Caixa Tem Pessoal é para trabalhadores informais que precisam do dinheiro para pagamento de despesas ou dívidas, por exemplo.

Já a segunda opção é o Crédito Caixa Tem Produtivo, destinado para empresas que desejam investir no negócio e pagar despesas, como contas de aluguel, água, luz, compra de matérias-primas ou mercadorias, entre outros.

Liberação exige atualização do app

Para ter acesso, é necessário que o cliente faça a atualização do Caixa Tem. Após atualizar o aplicativo na loja de apps do seu celular, será feita a atualização de dados, com a confirmação do endereço, dados de renda, patrimônio e profissão, e é necessário ainda enviar uma foto do documento de identificação e uma selfie com documento.

Após isso, feito o pedido, a análise do cadastro pode levar até 10 dias e a contratação do empréstimo só poderá ser feita após isso. Com a atualização, a conta então se tornará Poupança Digital+. Assim, basta acessar a opção "Crédito Caixa Tem" para pedir o empréstimo. O dinheiro do empréstimo ficará disponível em até uma hora após a contratação, em conta poupança digital+.

Veja o calendário de liberação da atualização do Caixa Tem proposto pela Caixa e a liberação do empréstimo:

Calendário de atualização do Caixa Tem
Nascidos em janeiro e fevereiro a partir de 27 de setembro
Nascidos em março e abril a partir de 18 de outubro
Nascidos em maio e junho a partir de 8 de novembro
Nascidos em julho e agosto a partir de 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro a partir de 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro a partir de 27 de dezembro