O governo federal divulgou na manhã desta quinta-feira, 15, a antecipação do calendário da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021. Por meio da Portaria nº 645 o Ministério da Cidadania informou as novas datas de saques e transferências para quase 40 milhões de brasileiros no Ciclo 4, que ocorre agora em julho.

Como ocorreu nos três pagamentos anteriores do Auxílio, o governo alterou o cronograma adiantando a data de início dos créditos e retirando o espaçamento de dois a três dias entre cada crédito ou liberação de saque. Assim como ciclos 1, 2 e 3, o calendário antecipado da 4ª parcela foi reformulado com créditos em todos os dias da semana, sem pausa nem mesmo nos finais de semana.

Agora, os trabalhadores informais, MEIs e inscritos no Cadastro Único vão começar a receber a quarta parcela seis dias antes, no dia 17 de julho e não mais em 23/07 (nascidos em janeiro). Com a antecipação do Ciclo 4, o governo será capaz de depositar a 4ª parcela para todos os beneficiários ainda no mês de julho. Antes, o calendário de crédito em conta digital se estendia até 22 de agosto.

Outra alteração significativa é a antecipação do saque e transferência da 4ª parcela. Pelo cronograma anterior a Caixa liberaria a retirada do dinheiro entre 13 de agosto e 10 de setembro. Com a antecipação, todos os beneficiários do público geral terão o saque da quarta parcela liberado entre 02 e 18 de agosto. Da mesma forma que o cronograma de depósito, o calendário de saque antecipado terá liberação para cada grupo em todos os dias da semana, exceto finais de semana.

De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, a medida de antecipar todos os ciclos de pagamento do Auxílio Emergencial 2021 demonstra compromisso do governo federal com a proteção dos mais necessitados. "Isso mostra que a operação realizada pelo Ministério da Cidadania e seus parceiros tem sido exitosa e que um dos pilares do Governo é a atenção aos mais necessitados", afirmou.

Calendário antecipado da 4ª parcela

Com as novas datas, a 4ª parcela começa a ser creditada já neste próximo sábado (17) para os nascidos em janeiro. O cronograma segue até o dia 30 de julho (sexta-feira), quando recebem os nascidos em janeiro. Já o saque e transferência dos valores será liberado a partir de 02 de agosto e até o dia 18 do próximo mês todos os grupos poderão sacar a 4ª parcela. Veja o calendário completo:

Calendário 4ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 17 de julho (antes 23 de julho) 02 de agosto (antes 13 de agosto)
Fevereiro 18 de julho (antes 25 de julho) 03 de agosto (antes 17 de agosto)
Março 20 de julho (antes 28 de julho) 04 de agosto (antes 19 de agosto)
Abril 21 de julho (antes 01 de agosto) 05 de agosto (antes 23 de agosto)
Maio 22 de julho (antes 03 de agosto) 09 de agosto (antes 25 de agosto)
Junho 23 de julho (antes 05 de agosto) 10 de agosto (antes 27 de agosto)
Julho 24 de julho (antes 08 de agosto) 11 de agosto (antes 30 de agosto)
Agosto 25 de julho (antes 11 de agosto) 12 de agosto (antes 01 de setembro)
Setembro 27 de julho (antes 15 de agosto) 13 de agosto (antes 03 de setembro)
Outubro 28 de julho (antes 18 de agosto) 16 de agosto (antes 06 de setembro)
Novembro 29 de julho (antes 20 de agosto) 17 de agosto (antes 08 de setembro)
Dezembro 30 de julho (antes 22 de agosto) 18 de agosto (antes 10 de setembro)

Governo antecipa calendário da 4ª parcela do Auxílio - Imagem: Divulgação
Governo antecipa calendário da 4ª parcela do Auxílio - Imagem: Divulgação

Calendário da 4ª parcela para o Bolsa Família

A quarta parcela do Auxílio Emergencial será paga aos beneficiários do Bolsa Família conforme o calendário do programa para o mês de julho. Lembrando que para este grupo o saque e transferência já fica disponível na data em que o valor é depositado em conta.

Os primeiros a receberem a 4ª parcela serão os beneficiários com NIS final 1, no dia 19 de julho. Os pagamentos devem seguir até o dia 30/07, quando recebe o último grupo. Veja as datas completas:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 19 de julho
2 20 de julho
3 21 de julho
4 22 de julho
5 23 de julho
6 26 de julho
7 27 de julho
8 28 de julho
9 29 de julho
0 30 de julho


As novas parcelas do Auxílio 2021 podem ser movimentadas pelo aplicativo CAIXA Tem ou sacadas por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou caixas eletrônicos da CAIXA. Se sua família recebe o benefício por depósito em conta bancária, inclusive pela poupança social digital, o auxílio emergencial 2021 será depositado na mesma conta.

As famílias beneficiárias ficarão sabendo do recebimento do Auxílio Emergencial 2021 por meio de uma mensagem específica no extrato de pagamento do Programa. Para as famílias inscritas no programa, o pagamento será realizado em nome do responsável familiar que esteja na base de dados do Cadastro Único em 13 de março de 2021, ainda que o auxílio seja concedido a outro integrante da sua família.

Como antecipar transferência do Auxílio Emergencial no Caixa Tem

Com o dinheiro no Caixa Tem o beneficiário poderá pagar boletos e contas, fazer compras com cartão de crédito virtual e pagar compras feitas no comércio utilizando o aplicativo na maquininha. Já o saque e transferência do valor só estará disponível após mais de 15 dias da data do depósito conforme o calendário oficial. Porém, existem outras formas de antecipar o saque das parcelas do Auxílio Emergencial.

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem. Diversos bancos digitais como Nubank, Banco Inter, Original, BS2 e C6 oferecem esse tipo de serviço e na maioria deles é feito sem cobrança de tarifa.

Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta. Aí, você poderá sacá-lo nos caixas 24h (dependendo do banco há tarifas) ou ainda transferí-lo para uma conta em algum outro banco físico e sacar os valores.

- Veja como antecipar o saque do Auxílio Emergencial gerando boleto bancário

Outra maneira de antecipar o acesso ao valor é por meio de transferência para contas do PicPay, Mercado Pago ou PagBank. Basta criar um Cartão de Débito Virtual da sua poupança digital (onde você recebeu o auxílio emergencial) e ter uma conta em alguma fintech de carteira digital (PicPay, Mercado Pago ou PagBank).

- Confira o passo a passo para transferir o Auxílio para o Mercado Pago ou PicPay