O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma atualização no Pé-de-Meia, alterando prazos operacionais e regras de processamento dos pagamentos dos estudantes em todo o país.
A mudança foi oficializada por meio da Portaria nº 539/2026, e redefine etapas importantes do calendário de 2025 e 2026, especialmente no que se refere à consolidação dos dados escolares.
Portaria redefine prazos do programa
A principal alteração envolve o encerramento do calendário operacional do Pé-de-Meia referente ao ano de 2025, que agora terá processamento final previsto apenas para 4 de dezembro de 2026.
Até essa data, o sistema permanecerá aberto para ajustes, correções cadastrais e validação de informações inseridas pelas redes de ensino no Sistema Gestão Presente (SGP), utilizado como base para análise dos pagamentos do programa.
Segundo o MEC, a ampliação do prazo tem como objetivo reduzir inconsistências nos registros escolares e garantir maior precisão na concessão dos incentivos. Na prática, isso significa que informações lançadas até 12 de junho de 2026 ainda poderão ser corrigidas e utilizadas para pagamento de parcelas referentes a qualquer etapa do calendário de 2025.
Após esse período, os repasses serão temporariamente suspensos até o fechamento definitivo do processamento, em dezembro.
Segurança e redução de erros cadastrais
O governo federal destaca que a medida busca aumentar a segurança operacional do programa, ao mesmo tempo em que oferece mais tempo para que estados, municípios e instituições federais ajustem seus dados.
A mudança também considera a diversidade dos calendários escolares no Brasil, já que algumas redes de ensino encerram o ano letivo após o meio de 2026, o que dificultava o fechamento antecipado das informações.
Outro ponto importante da nova portaria é a regulamentação de situações específicas envolvendo matrícula e conclusão escolar. Estudantes com mais de uma matrícula ativa no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão os pagamentos suspensos até que a duplicidade seja corrigida. O objetivo é evitar pagamentos indevidos e garantir que o benefício seja direcionado corretamente.
Regras para conclusão do ensino médio são detalhadas
Agora, o documento de conclusão do ensino médio permitirá apenas o resgate do valor acumulado no Incentivo Conclusão, enquanto os demais pagamentos serão encerrados imediatamente, com exceção do Incentivo Enem referente ao ano letivo correspondente.
A regra não se aplica aos estudantes da EJA que cumprirem ao menos 400 horas de carga horária e obtiverem aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continuam dentro das condições normais do programa. A medida também alcança certificações obtidas por meio de exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quando utilizado como forma de conclusão do ensino médio.
Novos prazos do Pé-de-Meia 2026
| Evento / Etapa | Nova data | O que muda |
| Encerramento de registros válidos para correções | 12 de junho de 2026 | Dados inseridos até esta data ainda podem ser corrigidos e usados para pagamentos do ciclo 2025 |
| Suspensão temporária de pagamentos (após análise parcial) | Após 12 de junho de 2026 | Pagamentos ficam suspensos até o processamento final do sistema |
| Encerramento do calendário operacional 2025 | 4 de dezembro de 2026 | Processamento final de dados e liberação de valores pendentes do ciclo 2025 |
| Reprocessamento de informações escolares | Até 4 de dezembro de 2026 | Ajustes finais em cadastros e validações pelas redes de ensino |
Como funcionam os pagamentos do Pé-de-Meia
Os valores podem ser movimentados diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, permitindo transferências, pagamentos e saques.
Em algumas situações, também é possível realizar a retirada em casas lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, inclusive sem cartão físico, desde que o estudante possua biometria cadastrada.
Valores podem chegar a R$ 9,2 mil por estudante
O modelo de benefícios inclui diferentes tipos de incentivos ao longo do ano letivo. Entre eles estão o pagamento de R$ 200 na matrícula, até nove parcelas de R$ 200 por frequência, R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e R$ 1.000 por ano concluído, valor depositado em poupança e liberado apenas após a formatura.
No total, um estudante pode acumular até R$ 9.200 ao longo de todo o ensino médio.
Quem pode participar do programa
Para participar do programa, o estudante precisa ter idade entre 14 e 24 anos no ensino regular ou entre 19 e 24 anos na EJA, estar matriculado em escola pública, possuir CPF ativo e manter frequência mínima de 80% nas aulas. A inscrição no CadÚnico e a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa também são critérios obrigatórios.
O acompanhamento das informações pode ser feito pelos aplicativos oficiais do MEC e da Caixa, como o Jornada do Estudante e o Caixa Tem, além da plataforma específica de consulta do programa. O MEC reforça a importância de que os estudantes verifiquem regularmente seus dados, já que inconsistências cadastrais podem afetar diretamente o recebimento das parcelas.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:
