Desde a última quarta-feira, dia 24 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz os pagamentos referentes a folha do mês de abril de 39,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios (BPC). Os pagamentos para o grupo que recebe até um salário mínimo serão realizados até o dia 8 de maio.

Entretanto, para os beneficiários com renda mensal superior ao piso nacional, com valores que podem chegar até R$ 7.786, teto do INSS, os pagamentos terão início no próximo dia 2 de maio. O calendário de pagamentos do INSS é diferenciado entre aqueles que recebem até um salário mínimo e os que possuem renda mensal acima desse valor.

Calendário INSS acima do piso

Confira o calendário dos aposentados de beneficiários com renda acima de um salário mínimo:

  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 1 e 6: Pagamento a partir de 2 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 2 e 7: Pagamento a partir de 3 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 3 e 8: Pagamento a partir de 6 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 4 e 9: Pagamento a partir de 7 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 5 e 0: Pagamento a partir de 8 de maio.

Lembrando que o número final do benefício é aquele que aparece antes do dígito (traço) no cartão.

Pagamento do 13º salário cai junto agora

Além dos benefícios regulares, os aposentados e pensionistas também começaram a receber a primeira parcela do 13º salário neste mês de abril. Esta antecipação, anunciada pelo Governo Federal, corresponde a 50% do valor do benefício e será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, sem descontos. A segunda parcela será paga um mês depois, já com os descontos inclusos.

Esta é a quinta vez consecutiva que os aposentados recebem o décimo terceiro adiantado. Assim como nos anos anteriores (2020, 2021, 2022 e 2023), em 2024 o abono será concedido no primeiro semestre do ano.

Consulta pelo Meu INSS e verificação do NIS

Para consultar o valor exato a receber, os beneficiários podem utilizar o site ou aplicativo Meu INSS, onde também é possível acessar extratos de pagamento, informações sobre tempo de contribuição, simular aposentadorias e agendar perícias médicas. Outra opção é entrar em contato com a central de atendimento do INSS, através do número 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O número final do Benefício (NB) pode ser encontrado no cartão de benefício ou no próprio aplicativo. É importante ressaltar que o dígito depois do traço não deve ser considerado para a consulta. Por exemplo, em um NIS de número 123456789-0, o 9 é o dígito final.