O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lança nesta segunda-feira, 22, o cartão virtual Meu INSS+. A novidade, em parceria com o Ministério da Previdência Social, busca oferecer mais inclusão e vantagens aos segurados por meio de parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

O lançamento da carteira virtual Meu INSS+ está previsto para ocorrer às 15 desta segunda (22) e até o momento pouco se sabe sobre o funcionamento da nova plataforma. Segundo o órgão, o cartão será totalmente virtual e disponibilizado pela Dataprev no aplicativo Meu INSS.

"O cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS", pontua o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Cartão Meu INSS+

O cartão virtual Meu INSS deve oferecer aos aposentados e pensionistas algumas vantagens como: descontos em cinemas, shows, academia, lojas, cupom de desconto em viagem, telemedicina, entre outras.

No Banco do Brasil, os benefícios estarão disponíveis para quem também não é correntista do banco. Já na Caixa, as vantagens serão exclusivas para quem recebe aposentadoria ou benefícios pela instituição financeira.

"Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+", acrescenta o presidente interino do instituto, Glauco André Fonseca Wamburg.

INSS lança carteira digital para aposentados e pensionistas
INSS lança carteira digital para aposentados e pensionistas

O INSS estima que mais de 400 mil cidadãos acessam o aplicativo ou site Meu INSS para emitir a declaração de benefício no formato PDF. A carteira do beneficiário Meu INSS+ será voltada para esse público que além de comprovar o vínculo com o INSS poderá usufruir do "clube de vantagens".

"A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas", explica Ailton Nunes.

Como emitir o cartão Meu INSS+

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar';
  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.

Site e app Meu INSS fora do ar

Ainda nesta segunda-feira em que está previsto o lançamento do cartão Meu INSS+, as plataformas digitais do instituto estão passando por uma instabilidade que afeta milhões de brasileiros.

Fora do ar desde o último domingo, o site a aplicativo Meu INSS não está permitindo que aposentados e pensionistas façam a consulta ao valor do 13º salário, que começa a ser pago na próxima quinta (25), e impedindo também que os cidadãos consigam baixar o informe de rendimentos para preencher a declaração do imposto de renda que entra na reta final esta semana.

Segundo a Dataprev, um desligamento não programado ocorreu durante o domingo (21), mas a empresa já realizou os ajustes necessários para que o sistema volte a funcionar normalmente.

Mesmo assim, alguns períodos de instabilidade no site e app do INSS devem ocorrer ao longo desta segunda-feira.

Consulta ao extrato de Maio foi liberada

O INSS antecipou na última sexta-feira, 19, a consulta ao extrato de pagamento do benefício de Maio, que mostra também o valor que será recebido do 13º salário do aposentado ou pensionista.

O calendário do décimo terceiro pago em 2023 terá a 1ª parcela depositada em maio, entre os dias 25/05 07/06, e a segunda parcela com o restante de valor vai cair em Junho.

Confira as datas completas do 13º salário antecipado:

Calendário do 13º do INSS - 1ª parcela
Final do cartão Benefício de 1 salário mínimo Acima de 1 salário mínimo
1 25 de Maio 1 de Junho
2 26 de Maio 2 de Junho
3 29 de Maio 5 de Junho
4 30 de Maio 6 de Junho
5 31 de Maio 7 de Junho
6 1 de Junho 1 de Junho
7 2 de Junho 2 de Junho
8 5 de Junho 5 de Junho
9 6 de Junho 6 de Junho
0 7 de Junho 7 de Junho

Calendário do 13º do INSS - 2ª parcela
Final do cartão Benefício de 1 salário mínimo Acima de 1 salário mínimo
1 26 de junho 03 de julho
2 27 de junho 04 de julho
3 28 de junho 05 de julho
4 29 de junho 06 de julho
5 30 de junho 07 de julho
6 03 de julho 03 de julho
7 04 de julho 04 de julho
8 05 de julho 05 de julho
9 06 de julho 06 de julho
0 07 de julho 07 de julho