Na quarta-feira, 15, a Caixa Econômica Federal realizou o pagamento da última parcela do FGTS extraordinário para os trabalhadores nascidos em dezembro. Esses pagamentos foram feitos de forma automática na conta do Caixa Tem, encerrando assim o calendário iniciado em abril deste ano.

Nesta semana foram 3,3 milhões de beneficiários que receberam até R$ 1000, finalizando a distribuição de R$ 30 bilhões a 42 milhões de trabalhadores.

O FGTS foi liberado de forma emergencial para amenizar os impactos causados pela pandemia aos trabalhadores com CLT.

Até quando posso sacar o FGTS extraordinário?

São, em média, 42 milhões de trabalhadores com contas ativas do FGTS que receberam o FGTS Extraordinário. Os valores foram liberados para aniversariantes de janeiro a dezembro.

O pagamento do FGTS extraordinário cai em conta aberta em seu nome no Caixa Tem de forma automática para o trabalhador. Para aqueles que não utilizaram o saque extraordinário em 2020, pode fazer a solicitação da retirada do app do FGTS. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo FGTS;
  2. Clique em "Entrar no aplicativo" e após "Continuar";
  3. Digite seu CPF, depois em "Não sou um robô" e em "Próximo";
  4. Digite sua senha e após em "Continuar";
  5. Vá em "saque extraordinário";
  6. Na tela seguinte, aparecerá o valor disponível para saque.

Em caso do pagamento não cair de forma automática, o sistema irá informar o que é necessário para solicitar o saque. Vá na opção "Solicitar saque" e depois em "Confirmar". Nesse momento, aparecerá uma frase dizendo "A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta".

Até quando posso sacar o FGTS extraordinário?

Esses valores podem ser sacados até o dia 15 de dezembro. Caso o valor não seja utilizado até a data, ele retorna para a conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com correções e sem prejuízo para o trabalhador.

Quem não recebeu o valor na conta deve acessar o app FGTS e solicitar os valores por lá. Já quem está com problemas para consultar as contas ou aparece com o saldo zerado no app do FGTS, deve procurar uma agência com seus documentos.