Em agosto, o Programa Bolsa Família começou a liberar os pagamentos no dia 19, com o cronograma seguindo até o dia 30, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. No entanto, nem todas as famílias que esperavam receber o benefício terão acesso ao valor neste mês.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), identificou que, dos 20,7 milhões de famílias atendidas, mais de 720 mil estão com o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado.
Motivos dos cancelamentos e bloqueios
Cerca de 20,1 milhões de famílias estão com seus benefícios liberados e podem receber a parcela deste mês conforme as datas previstas no Calendário de Pagamentos do Bolsa Família.
No entanto, 723 mil famílias estão com seus benefícios bloqueados, cancelados ou suspensos. Veja os motivos:
- Benefício Bloqueado (538 mil famílias):
Grande parte dessas famílias teve o benefício bloqueado devido à Revisão Cadastral de 2024. As famílias só poderão acessar a parcela deste mês após regularizarem ou esclarecerem a situação que gerou o bloqueio.
- Benefício Cancelado (156 mil famílias):
Essas famílias perderam o direito ao benefício por não regularizarem sua situação dentro do prazo definido. Muitas delas já haviam alcançado o limite máximo da Regra de Proteção (24 meses com renda acima do limite de elegibilidade).
- Benefício Suspenso (29 mil famílias):
O benefício foi suspenso por descumprimento de condicionalidades, sendo este o segundo mês consecutivo de aplicação da suspensão.
Revisão cadastral e regularização
O MDS tem destacado a importância das famílias manterem seus cadastros atualizados para evitar bloqueios ou cancelamentos. A Revisão Cadastral de 2024, em andamento, é uma ação que visa corrigir e atualizar dados do Cadastro Único, impactando diretamente na manutenção do benefício.
Para as famílias que ainda têm perfil para continuar no Programa, após a regularização da situação, a reversão de cancelamento pode ser realizada, garantindo a volta do benefício. Nos casos de bloqueio por questões cadastrais, os municípios podem desbloquear o benefício imediatamente após a atualização dos dados.
O MDS também reforça a importância de as famílias acompanharem regularmente suas situações no Programa, utilizando o aplicativo Bolsa Família ou consultando os extratos de pagamento, onde são enviadas mensagens e orientações sobre a manutenção do benefício.
Cumprimento das condicionalidades
O Programa Bolsa Família continua priorizando a proteção social de crianças e adolescentes, garantindo acesso à saúde e à educação. O programa protege desde a gestação, mitigando vulnerabilidades e combatendo a pobreza. Conforme os dados apresentados, o programa atende:
- 9,3 milhões de crianças na Primeira Infância;
- 12,3 milhões de crianças e adolescentes de 7 a 15 anos;
- 3,1 milhões de adolescentes de 16 a 18 anos;
- Mais de 1,1 milhão de gestantes;
- 408 mil nutrizes.
Para ajudar a reduzir o número de alunos sem registro de frequência escolar, o MDS está enviando mensagens de SMS este mês para as famílias cujas crianças e adolescentes não foram localizados pela rede de educação.
Essas mensagens orientarão as famílias a atualizarem suas informações no Cadastro Único e a regularizarem a frequência escolar de seus filhos.
Quantas famílias não receberão o Bolsa Família em agosto de 2024?
Cerca de 20,1 milhões de famílias estão com seus benefícios liberados e podem receber a parcela deste mês conforme as datas previstas no Calendário de Pagamentos do Bolsa Família. No entanto, 723 mil famílias estão com seus benefícios bloqueados, cancelados ou suspensos.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: