O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu a consulta do valor da primeira parcela do 13º salário para 30,5 milhões de segurados. O abono extra de aposentados e pensionistas, que geralmente é pago nos meses de agosto e novembro, será antecipado novamente em 2022.

A antecipação do 13º salário do INSS foi anunciada ainda em março pelo governo federal e terá as duas parcelas depositadas nas folhas de pagamento dos meses de abril e maio. A medida de antecipar o abono salarial dos segurados já foi utilizada nos últimos dois anos como forma de aliviar o impacto financeiro da pandemia na vida dos aposentados e pensionistas.

Segundo o Instituto, dos 36 milhões de brasileiros que recebem benefícios concedidos pelo INSS, aproximadamente 30,5 milhões terão direito a antecipação do 13º salário.

O abono extra é pago para todos os segurados em durante o ano de 2022 receberem algum benefício do INSS, como o auxílio por incapacidade temporária (antes auxílio-doença), aposentadoria, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Já os brasileiros que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não terão direito ao décimo terceiro do INSS.

Calendário do 13º começa em abril

A primeira parcela do décimo terceiro do INSS será paga junto com o benefício previsto para o mês de abril. A folha de pagamento dos aposentados e pensionistas neste mês vai iniciar na próxima segunda-feira, 25, para quem recebe benefício de até um salário mínimo (R$ 1.212).

Na última semana de abril a primeira parcela do 13º salário será paga para 5 grupos. O calendário do décimo terceiro seguirá as mesmas datas da folha de pagamento de abril, que seguirá até o dia 6 de maio.

Calendário antecipação do 13º salário do INSS - Para quem recebe UM salário mínimo
Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 02 de maio 01 de junho
7 03 de maio 02 de junho
8 04 de maio 03 de junho
9 05 de maio 06 de junho
0 06 de maio 07 de junho

Para os brasileiros que recebem benefício do INSS acima de um salário mínimo o depósito do décimo terceiro inicia na segunda-feira, 2 de maio. O cronograma para quem tem benefício nesta faixa seguirá até a sexta-feira, dia 06/05.

Calendário antecipação do 13º salário do INSS - Para quem recebe ACIMA de UM salário mínimo
Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 02 de maio 01 de junho
2 e 7 03 de maio 02 de junho
3 e 8 04 de maio 03 de junho
4 e 9 05 de maio 06 de junho
5 e 0 06 de maio 07 de junho

Valor do 13º salário do INSS

A primeira parcela do décimo terceiro será correspondente a 50% do valor do benefício a que o segurado tem direito no mês de abril. Ou seja, os aposentados que recebem um salário mínimo todo mês vão receber em abril a primeira parcela do décimo no valor de R$ 606.

Segundo o governo, a exceção serão os beneficiários que passaram a receber depois de janeiro que, nesse caso, terão o valor caclculado proporcionalmente. Para quem recebe o benefício por incapacidade temporário (antigo auxílio-doença) o valor também será abaixo dos 50% e a antecipação será calculada conforme o tempo de duração do benefício.

A segunda parcela, que será depositada na folha de maio, será correspondente à diferença entre o valor total do abono e o valor da parcela antecipada em abril. Para alguns segurados a segunda parte do abono extra será ainda menor por causa do desconto do imposto de renda.

Já os segurados que tiverem benefício concedido a partir de maio de 2022 vão receber o abono extra em parcela única que deverá ser depositada junto à folha de pagamento do mês de novembro/2022.

Como consultar o valor do 13º

Uma das formas de consultar o valor da primeira parcela do 13º do benefício é pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após fazer o login, a consulta do calendário e valores é liberada ao beneficiário.

Outro meio é pelo site Meu INSS, que exige uma conta .Gov para logar. Após logado, na tela inicial, há o extrato de pagamentos com detalhes do valor a ser pago.

Há ainda a possibilidade de fazer a consulta por telefone por meio da central de atendimento do INSS, número 135. Ao informar o CPF e confirmar dados, o valor pode ser conhecido. O atendimento vai de segunda a sábado, das 7h às 22h.