Quando o assunto é lidar com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), muita gente acredita que precisa de um advogado para navegar pelos mais de 90 serviços disponíveis no Meu INSS (meu.inss.gov.br). Mas a verdade é que muitos dos requerimentos podem ser feitos diretamente pelo cidadão, sem intermediários.

Se você precisa solicitar um benefício, fazer cadastro como facultativo, individual ou Microempreendedor Individual (MEI), requerer auxílio por incapacidade temporária, ou mesmo entrar com um recurso administrativo, fique tranquilo. Você pode fazer isso por conta própria. É fundamental ressaltar que a concessão de benefícios previdenciários segue critérios legais, ou seja, só quem tem direito vai receber.

Quando é necessário contratar um advogado?

Como vimos, diversos serviços do INSS não precisam ser solicitados por intermédio de um advogado. No entanto, a grande maioria das pessoas acabam procurando este recurso por ser uma situação burocrática. No entanto, diversas circunstâncias podem surgir, e nesse momento, um profissional poderá auxiliar no processo.

No caso de pedido de aposentadoria concedido de forma automática, às vezes podem ser deferidas com valores mensais inferiores. Essa situação ocorre devido ao INSS utilizar o tempo constante, conforme registrado em seu sistema. No entanto, é fundamental revisar toda a documentação real, garantindo uma verificação abrangente dos períodos de trabalho do segurado. Em alguns casos, a análise da carteira de trabalho nem mesmo é realizada.

De maneira geral, é aconselhável procurar um profissional sempre que precisar solicitar um benefício previdenciário e não se sentir confortável em realizar o processo por conta própria. Além disso, é recomendado buscar a assistência do profissional caso seu benefício seja negado ou concedido com um valor incorreto.

INSS adverte sobre golpes

Infelizmente, há golpistas se passando por servidores do órgão para obter dados pessoais dos segurados. Eles podem se comunicar por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS).

Para evitar cair em armadilhas, lembre-se que o INSS nunca pede documentos pessoais ou fotos por canais digitais. Golpistas podem pedir isso por telefone, e-mail ou mensagens, mas o INSS não opera dessa forma.

O único canal oficial para envio de documentos é:

A biometria facial é realizada exclusivamente também pelo aplicativo gov.br. Se o INSS precisar de mais informações ou documentos, a convocação estará registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

E lembre-se, quando ligar para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações para confirmar sua identidade. Mantenha seus dados de contato atualizados, seja pelo Meu INSS ou telefone 135. Isso é essencial para sua segurança e para um atendimento eficiente.