O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finaliza nesta semana o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. A antecipação, iniciada no fim de abril, contempla mais de 34 milhões de beneficiários e injeta cerca de R$ 73,3 bilhões na economia brasileira, segundo dados do governo federal.
Os primeiros a receber foram os beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.518), com pagamentos iniciados no dia 24 de abril. Já aqueles que recebem acima do piso começaram a ter os valores creditados na última sexta-feira, dia 2 de maio.
Pagamentos INSS nesta semana
Nesta semana, recebem a 1ª parcela do 13º salário do INSS os beneficiários com Número final do benefício (NB) finais 7, 8, 9 e 0 (para quem recebe até um salário mínimo), e NB finais 4 e 9 e 5 e 0 (para quem recebe acima do salário mínimo).
A liberação do benefício está sendo realizada de forma escalonada, conforme o número final do Número do Benefício (NB), com encerramento previsto para a próxima quarta-feira, 8 de maio. Nesta segunda-feira (6), recebem os segurados com final de NB 2 e 7.
Pagamento em duas parcelas
O pagamento do 13º será realizado em duas parcelas. A primeira, atualmente em curso, representa 50% do valor do benefício, sem descontos.
A segunda parcela será paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho e poderá vir com descontos de Imposto de Renda, o que pode reduzir o valor líquido para quem ultrapassa a faixa de isenção. Confira as datas da 1ª e 2 parcela do 13º do INSS:


Como consultar o valor do 13º
Desde 16 de abril, os beneficiários podem verificar o valor da parcela acessando o aplicativo Meu INSS ou o site gov.br/meuinss. Também é possível obter informações ligando para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A antecipação do 13º abrange aposentados, pensionistas e segurados que recebem auxílios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Contudo, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao abono natalino.
O INSS reforça que não há previsão oficial para pagamento de um 14º salário em 2024. A instituição alerta para informações falsas que circulam nas redes sociais e orienta os beneficiários a sempre consultarem canais oficiais do governo para verificar a veracidade das notícias.
Quem recebe o 13º salário do INSS nesta semana?
Nesta semana, recebem a 1ª parcela do 13º salário do INSS os beneficiários com NB finais 7, 8, 9 e 0 (para quem recebe até um salário mínimo), e NB finais 4 e 9 e 5 e 0 (para quem recebe acima do salário mínimo).
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.