O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a nova folha de aposentados e pensionistas a partir do dia 24 de junho. Agora sem o 13º, já adiantado em duas parcelas nos meses anteriores, beneficiários receberão o valor habitual dos seus proventos.

O novo calendário do mês para quem recebe um salário mínimo inicia na próxima sexta-feira de 24 de junho e o depósito vai até o dia 07 de julho. São cerca de 24 milhões de segurados.

O outro grupo de 12 milhões que recebe acima do piso nacional tem um cronograma de pagamento diferente e começa a receber só no dia 1º de julho, seguindo até o dia 7.

Lembrando que a folha de pagamento dos segurados neste mês volta a ter o valor habitual após o término do calendário do 13º do INSS antecipado. O abono foi adiantado para 31 milhões de aposentados no pagamento dos meses de abril (1ª parcela) e maio (2ª parcela). Normalmente, o décimo terceiro é pago em duas parcelas nos meses de agosto e novembro, mas há dois anos o governo antecipou o pagamento como apoio financeiro aos segurados durante a pandemia.

Tramita ainda que tramita na Câmara dos Deputados o projeto do 14º salário do INSS a ser pago em duas parcela com teto de dois salários mínimos. Este projeto foi aprovado em várias comissões, mas ainda precisa passar em Plenário e no Senado.

Como consultar o valor benefício do INSS

A consulta ao extrato de pagamento e a previsão do próximo depósito do segurado está disponível no aplicativo ou site Meu INSS.

A plataforma digital permite que o cidadão acesse diversos serviços relacionados à Previdência Social, como verificar o tempo de contribuição do trabalhador, simular o valor da aposentadoria, consultar o extrato de pagamento de benefícios e agendar ou remarcar perícias médicas.

Atualmente, estes são os benefícios geridos pela Previdência Social:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria especial
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão
  • Pensão por morte
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida)
  • Salário-maternidade
  • Salário-família

Calendário do INSS em junho

Com início dos pagamentos no dia 24, o segurado pode descobrir a data em que receberá o benefício observando o número do cartão pelo qual recebe a aposentadoria, pensão ou auxílio. O número final do cartão, sem considerar o dígito verificar (número após o traço) vai indicar no calendário o dia em que o benefício será depositado.

Veja as datas de pagamento do INSS em junho:

Para quem ganha UM salário mínimo (R$ 1.212,00):

Número final do benefício Data de pagamento
1 24 de junho
2 27 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 04 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

Para quem recebe acima do salário mínimo nacional

Número final do benefício Data de pagamento
1 e 6 01 de julho
2 e 7 04 de julho
3 e 8 05 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho