O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar em breve o pagamento referente ao benefício do mês de Novembro para 38 milhões de aposentados e pensionistas. O calendário do INSS começa na quarta-feira, dia 24 de novembro.

Para uma parte dos segurados do INSS, o mês de novembro garantia um dinheiro extra na conta com o pagamento da 2ª parcela do décimo terceiro. O abono previsto em lei garante uma parcela adicional do benefício com 50% do valor liberado em agosto e 50% no mês de novembro.

Contudo, o calendário do 13º do INSS foi alterado nos últimos anos por causa da pandemia, levando o governo a antecipar o pagamento do benefício para os aposentados. Em 2023, a primeira parcela do décimo terceiro caiu em maio e a segunda foi paga no calendário de junho.

INSS esclarece pagamento do 13º salário em novembro. Foto: Ache Concursos
INSS esclarece pagamento do 13º salário em novembro. Foto: Ache Concursos

13º do INSS foi antecipado

O presidente Lula oficializou no início de maio a antecipação do pagamento do 13º para aposentados do INSS. Segundo o órgão, em torno de 30 milhões de segurados têm direito ao benefício em 2023.

Porém, não são todos que podem receber o abono anual. Têm direito ao 13º salário do INSS todos os segurados que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Os segurados que recebem Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º do INSS.

App Meu INSS mostra valor do 13º

Os mais de 30 milhões de segurados que recebem o abono extra do INSS podem consultar o valor das duas parcelas do décimo terceiro pagas em maio e junho. O aplicativo Meu INSS permite a consulta ao extrato de pagamento do segurado, entre outras informações referentes ao seu benefício.

INSS vai pagar parcela do 13º salário em novembro?

Mesmo com o fim dos pagamentos em junho, uma dúvida que voltou a surgir nos aposentados é referente ao pagamento do 13º do INSS em novembro. Afinal, o governo vai liberar o abono em parcela única neste mês?

A resposta para essa pergunta é não. O INSS confirmou por meio de comunicado que o repasse do abono anual foi realizado em maio e junho e que "não há renda extra a ser incrementada no pagamento de beneficiários e pensionistas do INSS este ano".

"Em resposta à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o INSS informou que não há previsão de pagamento extra a segurados no restante deste ano. O abono é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.

A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais. Ao todo, 32,5 milhões de beneficiários receberam o repasse em duas parcelas", explicou o órgão.

O esclarecimento do INSS se deu após diversos sites publicarem a notícia falsa de que haveria um novo pagamento do 13º salário em novembro.

Acontece que no ano passado, a portaria que antecipou o pagamento do décimo terceiro determinava que os segurados que começassem a receber benefício do INSS a partir de maio receberiam o abono anual em parcela única, juntamente com o pagamento de novembro/2022. No entanto, a medida não foi confirmada em 2023.

Calendário do 13º INSS

Os mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas do INSS receberam a primeira parcela do 13º salário de 2023, correspondente a 50% do valor, junto com os benefícios da folha de pagamento de Maio.

O calendário da primeira parcela do 13º do INSS começou no dia 25 de maio para quem recebe benefício no valor de um salário mínimo (R$ 1.320). Os depósitos seguiram até o dia 7 de junho conforme o número final do cartão.

Calendário do 13º do INSS - 1ª parcela
Final do cartão Benefício de 1 salário mínimo Acima de 1 salário mínimo
1 25 de Maio 1 de Junho
2 26 de Maio 2 de Junho
3 29 de Maio 5 de Junho
4 30 de Maio 6 de Junho
5 31 de Maio 7 de Junho
6 1 de Junho 1 de Junho
7 2 de Junho 2 de Junho
8 5 de Junho 5 de Junho
9 6 de Junho 6 de Junho
0 7 de Junho 7 de Junho

Já a segunda parcela do abono do INSS foi paga no calendário do mês de junho, correspondente a metade do valor do benefício, acrescida de desconto do imposto de renda para os segurados que precisam pagar o imposto.

O calendário da 2ª parcela do décimo terceiro começou no dia 26 de junho para quem recebe o piso previdenciário e no dia 03 de julho para segurados que recebem acima de um salário mínimo. Relembre as datas:

Calendário do 13º do INSS - 2ª parcela
Final do cartão Benefício de 1 salário mínimo Acima de 1 salário mínimo
1 26 de junho 03 de julho
2 27 de junho 04 de julho
3 28 de junho 05 de julho
4 29 de junho 06 de julho
5 30 de junho 07 de julho
6 03 de julho 03 de julho
7 04 de julho 04 de julho
8 05 de julho 05 de julho
9 06 de julho 06 de julho
0 07 de julho 07 de julho