A greve de servidores do INSS que começou há mais de uma semana ainda não tem previsão de chegar ao fim. Até a última segunda (28) servidores de ao menos 22 estados brasileiros e do Distrito Federal haviam aderido à paralisação.

Seguiram em funcionamento apenas as agências localizadas no Amazonas, Roraima, Paraíba e no Rio de Janeiro, sendo que estes dois últimos estados resolveram aderir ao movimento no final desta semana.

Com a paralisação das atividades, milhares de segurados que estavam com pedidos encaminhados e perícias médicas marcadas ficaram sem atendimento. Nesses casos, os segurados deverão remarcar a perícia pelo aplicativo ou site Meu INSS. Entenda neste post como resolver isso.

Servidores pedem concurso e aumento salarial

A greve iniciada em 23 de março tem como demandas principais a abertura de um novo concurso público para Técnicos e Analistas no órgão. A última seleção para ingresso dos profissionais no INSS foi realizada em 2015. O último pedido de concurso, enviado em 2021, solicitou a abertura de 7.575 vagas para os dois cargos.

Outros pontos que estão sendo reivindicados pelos servidores são reajuste salarial de 19,99% para corrigir perdas inflacionárias e o limite de no máximo 12 atendimentos presenciais por dia para cada funcionário.

De acordo com dados divulgados pelo INSS em 28 de março, o órgão atingiu no mês passado o menor estoque de pedidos de benefícios dos últimos anos. Em março, a fila de processos aguardando análise ficou em 1,6 milhão, menor média registrada desde 2019.

O ano anterior à pandemia teve uma baixa de cerca de 7 mil servidores e chegou a acumular 2,4 milhões de pedidos de benefícios em julho de 2019. Nos anos seguintes (2020 e 2021) a média ficou entre 1,7 e 1,8 milhão de processos.

Confira algumas das reivindicações feitas pelos servidores do INSS:

  • Retirada da PEC 32 (reforma administrativa) do Congresso;
  • Revogação da Emenda Constitucional do Teto dos Gastos;
  • Recomposição salarial data-base;
  • Reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde;
  • Reestruturação da carreira típica de estado para o seguro social;
  • Nível superior para ingresso ao cargo de técnico do Seguro Social;
  • Rediscussão dos processos de trabalho, entre outras.

Perícia pode ser remarcada pela internet

Os aposentados e pensionistas que tiveram o atendimento afetado pela paralisação dos servidores poderão fazer o reagendamento da perícia por meio do aplicativo Meu INSS. A mesma plataforma também pode ser acessada pelo computador no site https://meu.inss.gov.br.

Para remar a perícia médica siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e clique em "entrar com gov.br";
  • Informe o CPF e selecione "Continuar"; digite a sua senha e acesse "entrar".
  • Selecione a opção "Serviços" no Menu;
  • Depois, vá em "Benefícios", em "Auxílio-doença" e, em seguida, em "Agendar perícia";
  • Clique em "Perícia" e escolha "Remarcar perícia"; depois, vá em "Selecionar"
  • Informe número de documento e selecione "Avançar";
  • O sistema irá identificar o seu agendamento e então basta seguir as orientações para remarcar o atendimento.

O reagendamento da perícia também pode ser feito pelo telefone ligando para o número 135 e informando o CPF do beneficiário.

No dia e hora marcada para a perícia o beneficiário deverá comparecer a uma agência tendo em mãos os seguintes documentos: documentos pessoais originais do interessado com foto (RG, CNH ou CTPS); documentos médicos originais (exames, laudos, receitas); procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver; documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante, se houver.

Além da opção de reagendamento, o app Meu INSS permite consultar o resultado da perícia a partir das 21h do dia em que o procedimento foi realizado. Para isso, basta fazer o login no portal e clicar na opção Resultado de Benefício por Incapacidade.

Aposentado precisa ter uma Conta Gov.br

Para acessar o site ou aplicativo Meu INSS o beneficiário deverá fazer o login com uma conta Gov.br. O login único do governo federal permite o acesso a diversos serviços digitais, como a Carteira de Trânsito Digital, Cadastro Único Conecte SUS, Carteira de Trabalho Digital e diversos serviços ligados ao INSS.

Confira abaixo o passo a passo para criar uma conta Gov BR:

  1. Acesse o portal Gov.br ou baixe o app Gov.br e clique em "Criar conta gov.br";
  2. Caso possua CNH ou biometria facial cadastrada na Justiça Eleitoral faça o reconhecimento facial pelo aplicativo;
  3. Se não for o seu caso, crie a conta respondendo um breve questionário e será criada uma conta nível Bronze;
  4. Outra forma de criar a conta Gov.br é por meio do acesso em um dos bancos credenciados. Nesse caso, a conta já será nível Ouro ou Prata.