O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando para um novo golpe que está ocorrendo com aposentados e pensionistas. Agora, golpistas estão se passando por uma "central de atendimento", fazendo uso da imagem da assistente Helô para obter dados pessoais.

Os criminosos já abordam as vítimas contendo algumas informações e ainda acabam fornecendo um número de protocolo, de forma a transparecer alguma "credibilidade" e conseguir mais dados dos beneficiários.

Geralmente, as abordagens são realizadas por meio de mensagens de celular, via aplicativo do WhatsApp. Dessa forma, o instituto alerta que não realiza contato via WhatsApp com os beneficiários.

Todas as informações são realizadas e repassadas via Meu INSS, um plantão de dúvidas com a assistente virtual Helô. Este aplicativo está disponível também para Android e iOS e pode ser baixado no celular.

Já o número do SMS usado pelo INSS para repassar informações aos usuários é 280-41. Mas atenção, o INSS nunca pede documentos por foto e nem envia links por SMS.

O que fazer para não cair no golpe?

O INSS orienta que é importante sempre manter os dados de contato, neste caso telefone, e-mail e endereço atualizados. Para realizar a atualização é necessário ligar para o número de telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS.

Outra dica, é ficar atento caso alguém entre em contato solicitando dados ou envio de fotos de documentos, pois o órgão nunca faz esse tipo de solicitação. Quando isso ocorrer, deve-se desligar a ligação e bloquear o contato imediatamente.

Como saber se o contato foi verdadeiro?

Para garantir ou tirar dúvidas referente a alguma convocação realizada pelo INSS, os beneficiários podem verificar essa solicitação no Meu INSS ou realizar uma ligação para o número de telefone 135 e questionar sobre o atendimento.

Outra dica importante, é que o usuário fique atento quando realizar a ligação para o telefone 135, pois é através dele que ocorre um atendimento humanizado da assistente virtual Helô e neste caso sim, o atendente pode acabar realizando o pedido de algumas informações, como CPF e o nome da mãe, unicamente para confirmar a identidade do beneficiário que telefonou ou acessou o chat.

O que fazer em caso de tentativa de golpe?

O instituto também pede que em caso de golpe, seja feito uma denuncia para a Ouvidoria através da internet ou pelo número de telefone 135.

É também importante que seja realizado um boletim de ocorrência na Polícia Civil caso o golpe seja bem sucedido, e posteriormente, seja realizada a comunicação ao órgão envolvido, neste caso, o INSS e o banco que o beneficiário recebe.