O Ministério da Educação paga até o dia 03 de abril o primeiro incentivo do programa Pé de Meia. O programa vai liberar até R$ 3.200 por ano para os estudantes habilitados nas regras para receber.

O primeiro pagamento, referente ao Incentivo Matrícula, será no valor único de R$ 200. O depósito será realizado pelo Caixa Tem, em conta digital no nome do estudante, entre os dias 26 de março e 03 de abril.

Neste primeiro momento, vão receber os estudantes matriculados em alguma série do ensino médio público e com as informações enviadas pela rede de ensino até 08 de março. A consulta já está liberada no aplicativo Jornada do Estudante.

Calendário Pé de Meia começa em março.
Calendário Pé de Meia começa em março.

Pé de Meia vai cair no Caixa Tem

Com a consulta no app Jornada do Estudante já mostrando que os estudantes estão habilitados no programa, a dúvida que surge é: onde vou receber o pagamento do Pé de Meia?

O depósito dos valores do programa serão realizados via poupança digital no Caixa Tem, aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal. O calendário de pagamento vai obedecer o mês de nascimento dos estudantes.

Uma vez criada, os estudantes maiores de 18 anos poderão desbloquear a conta via aplicativo Caixa Tem ou em uma agência da Caixa. Após o desbloqueio, os valores poderão ser movimentados e sacados.

Para os estudantes menorse de idade, será necessária autorização dos pais ou responsável legal para que o estudante possa movimentar o benefício.

Como desbloquear o Caixa Tem do estudante

As etapas de autorização do Caixa Tem são diferentes se o representante legal for a mãe, o pai ou outra pessoa. Veja como fazer a autorização:

Mãe do estudante - se o representante legal for a mãe do jovem, basta acessar o app Caixa Tem e realizar o consentimento na opção "Permitir acesso à um menor".

Pai do estudante - caso seja o pai do jovem, a permissão também poderá ser feita pelo app Caixa Tem, mas terá a etapa adicional de enviar o documento (RG) do estudante.

Responsável legal - neste último caso, o desbloqueio do Caixa Tem é feito unicamente na agência da Caixa.

Pé de Meia: desbloqueio da conta do estudante pode ser feito na agência
Pé de Meia: desbloqueio da conta do estudante pode ser feito na agência

Após o desbloqueio do Caixa Tem, a conta do estudante pode ser movimentada pelo próprio aplicativo, caixas eletrônicos da CAIXA (ATM), Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui utilizando-se o saque digital com token e cartão da conta.

Ficou com dúvidas? Confira os canais de consulta do Programa Pé de Meia: