Com a chegada do início do novo ano, aposentados e pensionistas do INSS procuram saber de quanto foi o reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo para 2022. O IBGE divulgou em janeiro os dados do INPC de 2021, com alta de 10,16%, mesmo índice aplicado na correção dos benefícios.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor verifica a variação de preços apenas para famílias que recebem entre 1 e 5 salários mínimos. Segundo o IBGE, este grupo é mais suscetível às variações de preço, pois estes tendem a gastar o rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos e transporte.

Para 2022, a previsão divulgada no Boletim Macrofiscal do Ministério da Economia estima que o INPC feche agora em 5%.

Teto do INSS para 2022

Com o reajuste do salário mínimo para 2022, que tem valor agora de R$ 1.212,00, todos os demais benefícios do INSS, como auxílio-doença, PIS/PASEP, auxílio-reclusão, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário-maternidade e seguro-desemprego também tiveram alteração.

Já o teto das aposentadorias do INSS passará agora a ser de R$ 7.087,22 em 2022.

- Veja a tabela de reajuste de benefícios do INSS

O reajuste do salário mínimo busca fazer com que aposentados consigam, teoricamente, manter o mesmo padrão de vida. Ainda assim, não haverá ganho real e o reajuste repôs apenas a inflação.

O último ganho real das aposentadorias com aumento acima da inflação ocorreu de 2017 para 2018, ainda no governo Temer.

Já na gestão Bolsonaro foi utilizado apenas a inflação, lógica seguida para 2022. De acordo com o governo, por causa da pandemia, foi necessário reduzir os gastos do governo que já chegam a mais de 85% do PIB do país.

Calendário de pagamentos do INSS já saiu

Os aposentados já podem conferir as datas em que receberão o benefício no ano. O Instituto Nacional do Seguro Social já divulgou o calendário de pagamentos para 2022.

Para quem ganha um salário mínimo o primeiro pagamento de 2022 cai entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro. Já aposentados e pensionistas que recebem acima do mínimo nacional terão o dinheiro depositado a partir de 1º de fevereiro. Veja as datas conforme o número final do cartão do benefício, sem o dígito verificador:

Calendário do INSS em 2022. Créditos: Divulgação/INSS.
Calendário do INSS em 2022. Divulgação/INSS.