Se você está pensando em participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), fique atento: o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição está se esgotando. A data limite para encaminhar a solicitação é até esta próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro.

Vale lembrar que o prazo geral de inscrições vai até 9 de fevereiro, mas a isenção deve ser pedida só até dia 26. Quem não solicitar a isenção da taxa até o prazo, mesmo tendo direito, terá que arcar com o custo de R$ 60 para tentar os cargos de nível médio e R$ 90 para carreiras de nível superior.

As inscrições foram abertas na última sexta-feira, 19 de janeiro, quando a Cesgranrio e o Governo cofirmaram instabilidade no site para fazer o pedido, fazendo com que o formulário ficasse indisponível durante vários momentos do dia. Ainda no final de semana o processo de inscrição foi normalizado.

Quem pode pedir isenção?

Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição no CPNU os candidatos que se enquadrarem em 4 categorias, que são:

  • Aqueles que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico)
  • Que cursaram ou estão cursando faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)
  • Que cursaram ou cursam o nível superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • Os doadores de medula óssea.

Aqueles que prestarem informações falsas com o intuito de obter a isenção estarão sujeitos a diversas penalidades, incluindo o cancelamento da inscrição e exclusão do CPNU. Portanto, é fundamental agir com honestidade durante o processo.

Como solicitar a isenção?

Apenas os doadores de medula óssea devem anexar os documentos comprobatórios diretamente no formulário online de inscrição por meio de arquivos em formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. Documentos apresentados por outras vias não serão considerados válidos, conforme estabelecido nos editais.

Já os demais grupos não precisarão comprovar a condição, pois a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação das provas, utilizará bases de dados nacionais para verificar a elegibilidade do candidato à isenção nos casos de inscrição no CadÚnico, PROUNI e FIES por meio da base de dados do Governo.

O resultado, seja positivo ou negativo, será divulgado em até três dias úteis após a inscrição, com espaço para contestação ou recursos em caso de indeferimento.

Lembre-se de que o simples preenchimento dos dados não garante automaticamente a isenção; ela só será concedida após verificação e certificação.

O que esperar do CPNU?

O "Enem dos concursos", vai selecionar de uma só vez 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições estarão abertas até 9 de fevereiro, e a prova será realizada em 5 de maio em 220 cidades pelo país.

Embora o edital indique que as inscrições devem ser realizadas no endereço do Concurso Nacional Unificado - https://www.gov.br/concursonacional -, é importante observar que o procedimento de inscrição deve ser efetuado pelo site da Cesgranrio - https://cpnu.cesgranrio.org.br.

Os resultados serão divulgados em 3 de junho, com os resultados finais anunciados em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos destaca que o CPNU fará convocações já no último trimestre do ano dos aprovados na seleção e objetiva criar um novo serviço público alinhado com a diversidade e as necessidades do Brasil.