O Concurso Nacional Unificado (CNU) encerra inscrições na sexta-feira (9) para concorrer às 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais.

O chamado Enem dos Concursos apresenta várias novidades em sua estrutura e uma das dúvidas dos candidatos é sobre o Cadastro Reserva, vagas que podem ser preenchidas além das 6.440 imediatas. O MGI diz que esse cadastro poderá abranger aproximadamente 20 mil candidatos, considerando a previsão de pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis nos editais.

Como funciona o Cadastro Reserva no CNU?

O Cadastro Reserva no CNU opera como um banco de candidatos aprovados, indo além das vagas de preenchimento imediato. Com uma duração de um ano, prorrogável por mais um, o concurso oferece a possibilidade de chamar os candidatos da lista de espera para ocupar vagas disponíveis devido a desistências ou não aprovação em fases subsequentes, como o curso de formação ou prova de títulos.

A homologação dos resultados está programada para o dia 30 de julho, e os candidatos no Cadastro Reserva podem ser convocados não apenas para substituir desistentes, mas também em situações como autorização de novas vagas e aposentadorias.

Uma característica única do CNU é a formação do cadastro reserva para todos os candidatos que não foram aprovados em sua primeira opção de cargo, seguindo a ordem de preferência indicada na inscrição.

A Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destaca que, ao ser aprovado em uma opção específica, o candidato permanece na lista de espera para as outras opções que ele escolheu.

Requisitos e inscrições CNU

Para integrar o Cadastro Reserva, os candidatos precisam alcançar a pontuação mínima exigida nas provas para cada cargo ao qual concorrem, conforme as especificações do edital.

As inscrições para o CNU encerram-se nesta sexta-feira (9), com taxas de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior. O processo de inscrição é realizado através do portal da Cesgranrio, com a necessidade de uma conta GOV.

Cronograma do CNU 2024

Confira abaixo o cronograma do Concurso Nacional Unificado:

  • 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024: Prazo de inscrições pelo site da Cesgranrio
  • 29 de fevereiro de 2024: Divulgação dos dados finais de inscrições
  • 29 de abril de 2024: Divulgação do Cartão de Confirmação
  • 05 de maio de 2024: Aplicação da prova para todos os cargos
  • 03 de junho de 2024: Resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas/redação
  • 30 de julho de 2024: Divulgação final dos resultados
  • 05 de agosto de 2024: Início da convocação para posse e Cursos de Formação