Saíram os números dos pedidos de isenção do CNU! O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, que mais de meio milhão de candidatos tiveram a isenção deferida no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição ficou aberto das 10 horas do dia 19 de janeiro, quando abriram as inscrições do CNU, até a última sexta-feira, 26 de janeiro. O prazo normal de inscrição do CNU segue aberto até 09 de fevereiro, pelo site da Cesgranrio.

Conforme divulgou o MGI, dentro desse período foram recebdiso 662.018 pedidos de isenção de taxa. Do total, 517.468 dos pedidos foram aceitos, resultando num índice de 78% das solicitações aprovadas.

Prazo para recursos - os demais candidatos que tiveram o pedido de isenção negado poderão entrar com recurso até a próxima terça-feira, 30 de janeiro. A análise dos recursos será feita até o dia 5 de fevereiro, com resultado final publicado no dia 6 de fevereiro.

Caso tenha o pedido novamente negado, o candidato poderá realizar sua inscrição até o prazo final (9 de fevereiro) realizando o pagamento da GRU (boleto do CNU).

CNU: meio milhão têm pedido de isenção deferido. Foto: Ache Concursos
CNU: meio milhão têm pedido de isenção deferido. Foto: Ache Concursos

Concurso Unificado bate 1 milhão de inscritos

Um milhão de inscritos em uma semana! O Concurso Nacional Unificado (CNU) atingiu a marca de 1 milhão de pessoas inscritas no certame na última sexta-feira, 26 de janeiro, segundo informações do MGI.

As inscrições do CNU seguem abertas até a sexta-feira da próxima semana, dia 9 de fevereiro, no site da Fundação Cesgranrio. Para se inscrever é necessário ter uma conta Gov.BR de qualquer nível.

CNU 2024: Quem tem direito a isenção?

Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico );
  • Que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Que realizaram doação de medula óssea.

Para os demais candidatos, a taxa de inscrição será de R$ 60,00 para vagas de nível médio; e de R$ 90,00 para vagas de nível superior.

Documentos necessários

Nos casos do CadÚnico, indicar o seu Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo Cadastro Único, bem como se declarar membro de família de baixa renda.

Aos doadores de medula óssea, a isenção poderá ser solicitada a partir do envio de imagens legíveis da carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo emitido por médico (a) de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Já os candidatos que sejam ou tenham sido bolsistas do Prouni, ou sejam ou tenham sido financiados pelo Fies, deverão indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade, no endereço eletrônico do Concurso Público Nacional Unificado.

Somente serão aceitos documentos no formato pdf, png ou jpg, no tamanho máximo de 2MB.