Falta pouco para o grande dia! Com a data das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) se aproximando, é hora de se preparar não apenas revisando os conteúdos, mas também garantindo que você tenha tudo o que precisa no dia do exame para não correr o risco de ser eliminado antes mesmo da prova começar.

Com data marcada para o dia 5 de maio, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou as orientações para os mais de 2,14 milhões de inscritos em todo o país no primeiro Concurso Nacional Unificado (CNU).

Os locais de realização da prova sairão no cartão de confirmação da inscrição, que estará disponível para impressão a partir de 25 de abril na Página da Cesgranrio.

Documentos Necessários

Ao chegar ao local de prova, é necessário ter em mãos o seu cartão de confirmação da inscrição, que sai a partir de 25/04 na Página do Candidato. Além disso, é obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto. Nenhuma cópia do documento será aceita, portanto, certifique-se de ter o documento original em mãos.

Para aqueles que optarem pelo uso de documentos digitais, é necessário baixar o aplicativo específico, que será utilizado durante a identificação na entrada da sala de prova. Certifique-se de que o aplicativo está funcionando corretamente antes do dia da prova.

Materiais Permitidos

Veja o que é possível levar no dia da prova:

  • Caneta preta transparente: é essencial levar uma caneta preta de material transparente, pois não serão fornecidas canetas durante as provas. Recomenda-se também ter mais uma caneta reserva.
  • Roupas e acessórios: opte por roupas e sapatos confortáveis, já que as provas terão longa duração. Não será permitido o uso de relógios de qualquer tipo, óculos escuros, chapéus ou protetores auriculares. A Cesgranrio usará detectores de materiais eletrônicos antes de ingressar na sala de prova.
  • Alimentação: é permitido levar alimentos e água, desde que os alimentos estejam em embalagens lacradas e as garrafas de água sejam transparentes.

Materiais Proibidos

É importante ficar atento aos materiais que não são permitidos durante as provas, tais como:

  • Aparelhos eletrônicos: qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como celulares, mp3 players, entre outros, são proibidos. O porte ou uso desses dispositivos durante as provas resultará na eliminação do candidato.
  • Comunicação com outros candidatos: qualquer tipo de comunicação com outros candidatos durante as provas também é proibida, assim como o uso de materiais de consulta, como livros, códigos, manuais, entre outros.

Turnos de Prova

As provas serão aplicadas em dois períodos:

  • Manhã: abertura dos portões às 7:30, fechamento dos portões às 8:30 e início da aplicação às 9:00, com duração de 2h30.
  • Tarde: abertura dos portões às 13:00, fechamento dos portões às 14:00 e início da aplicação às 14:30, com duração de 3h30.

Fique atento ao horário de fechamento dos portões. A Cesgranrio não permitirá que candidatos entrem no local de prova após o horário marcado.

Permanência em sala e caderno de provas

O tempo mínimo de permanência nos locais de prova em ambos os turnos é de duas horas. Os candidatos não poderão levar o caderno de provas em nenhum dos turnos. Caso o candidato saia antes do tempo mínimo estipulado, será eliminado do concurso.

Os gabaritos das provas devem sair já no dia 6 de maio. Já os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação estão previstos para serem divulgados em 3 de junho.

A divulgação final dos resultados deve ocorrer em 30 de julho, e a convocação dos aprovados para posse e cursos de formação começará em 5 de agosto.