O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou recentemente uma excelente notícia para profissionais interessados em atuar nas áreas de ciência de dados e tecnologia da informação.

Um novo concurso público sairá no decorrer do segundo semestre deste ano. Serão oferecidas 150 vagas para preenchimento imediato, além da formação de cadastro de reserva. O concurso já foi confirmado pelo presidente do banco, Aloizio Mercadante, e deve ter edital até setembro.

Após 12 anos sem realizar concursos, o BNDES terá novas vagas destinadas a profissionais de nível superior. O cargo será de Analista e as vagas vão envolver áreas como: administração, análise de sistemas com especializações em desenvolvimento, suporte e cibersegurança, arquitetura e urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional. No entanto, o destaque fica por conta da inclusão das áreas emergentes de ciência de dados e cibersegurança.

Vagas para área de dados e cibersegurança

Com o avanço da transformação digital e da inteligência artificial, a demanda por profissionais especializados nessas áreas tem crescido exponencialmente. Nesse contexto, o BNDES se destaca ao reconhecer a importância estratégica desses campos, tornando esta a primeira seleção pública a contemplá-los.

Será exigido diploma em qualquer área de graduação para concorrer na área de ciência de dados. Segundo Helena Tenório, diretora de Recursos Humanos e da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, "a nova ênfase em ciência de dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário".

Reserva de vagas e remuneração

Além disso, em consonância com os objetivos de promoção da diversidade e inclusão, o concurso reservará 30% das vagas para candidatos negros e pelo menos 10% para pessoas com deficiência (PCDs), ou seja, 40% das vagas.

Quanto aos salários e benefícios, os aprovados ingressarão em um novo Plano de Cargos e Salários, com remuneração inicial de R$ 20.900,00.

Além do salário base, os aprovados poderão ter acesso aos seguintes benefícios:

  • Auxílio-refeição;
  • Cesta alimentação
  • Assistência à saúde;
  • Exames periódicos;
  • Assistência educacional destinada aos dependentes com idade até 17 anos e 11 meses.

A escolha da banca organizadora, assim como mais detalhes sobre o processo seletivo, será divulgada nas próximas semanas nos canais oficiais do BNDES, incluindo o Diário Oficial da União e o Portal do BNDES.