Após a ampla solicitação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), alguns eventos nacionais começaram a ser adiados devido a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) marcadas para o dia 5 de maio em várias cidades do Brasil.

A Nike já antecipou que vai adiar a São Paulo Run, corrida de rua marcada para o dia 5/5, conforme comunicado divulgado pela empresa em sua página no Instagram.

Pedido do MGI para municípios

O MGI enviou um pedido para que as cidades de aplicação evitem grandes eventos devido à realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), visando garantir a segurança e logística do concurso, especialmente no deslocamento dos candidatos.

Um show da cantora Madonna está confirmado para Copacabana, Rio de Janeiro, para o dia 4 de maio, e não será adiado. Assim, candidatos da região alertam para possíveis transtornos nas vias de acesso aos locais de prova.

Veja os eventos com datas próximas ao CNU:

  • Show da Madonna 4 de maio
  • Show de McFly 05 de maio no RJ

Outros eventos de menor expressão marcados para o dia 05/05 no RS:

  • Corrida do Sesi 2024 - Caxias Do Sul
  • Corrida do Sesi 2024 - Passo Fundo
  • Corrida do Sesi 2024 - Santa Cruz Do Sul

Governo pede suspensão de concursos marcados para 5 de maio

Além disso, o MGI enviou ofícios a governadores e prefeitos das cidades exigindo remarcação e adiamento das provas que tenham sido marcadas para a mesma data do CNU, visando evitar outros grandes eventos, o que poderia impactar a organização do exame.

A ministra Esther Dweck, representante do MGI, ressaltou a importância do apoio das autoridades locais para o sucesso do concurso. "Nossa meta não é apenas selecionar servidores públicos qualificados, mas também promover a democratização do acesso às vagas no setor público e contamos com os governantes locais para isso", afirmou nos documentos enviados.

Logística e segurança do CNU

Além da colaboração das prefeituras e governos estaduais, a Fundação Cesgranrio, banca do certame, está em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para tratar de questões logísticas e de segurança.

O MGI solicitou às prefeituras que evitem marcar novos editais de concursos para o dia 5 de maio, mesma data do CNU, e pediu esforços para remarcar os testes já programados nesse dia. Isso visa permitir a participação de mais pessoas nos concursos locais e evitar problemas logísticos, como a dificuldade de encontrar escolas para aplicar os testes simultaneamente.

40 outros concursos marcados para dia 5

Em levantamento feito pela equipe do Ache Concursos, encontramos vários concursos com provas previstas para o dia 5 de maio. Entre eles, grandes prefeituras como Olinda em Pernambuco, Holambra e Santana de Parnaíba, em São Paulo, Lages e Balneário Barra do Sul em Santa Catarina, a Fundação Hospital Getúlio Vargas (FHGV) do Rio Grande do Sul e o Departamento Penitenciário (DEPEN) do Paraná.

Os candidatos devem ficar atentos às atualizações nos sites das bancas que coordenam cada seleção, pois ainda é possível que as seleções retifiquem o edital e mudem a data das provas de acordo com o pedido do MGI para evitar coincidir com o CNU no dia 5 de maio.