Um novo concurso público poderá promovido em breve pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater AL). O senador Renan Calheiros anunciou que solicitou um edital com 100 vagas para Técnicos Agrários em post feito nas redes sociais do parlamentar.

Em breve
Em breve
A divulgar
100

A solicitação foi feita para abertura de 100 vagas de Técnico Agrário. O pedido de concurso seria para o calendário de 2021 dos concursos em previsão. O governador do estado ainda não se manifestou a respeito.

Concurso é necessário

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, ressaltou em outubro de 2020 a necessidade de concurso para a Emater AL, pois não há certames há 30 anos.

"O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas", afirma.

De acordo com o portal da transparência, a Emater de Alagoas possui apenas 45 funcionários ativos, sendo que a maioria é comissionada, ou seja, não são concursados.

Caso seja colocada em pauta a solicitação do senador para abertura das 100 vagas de técnicos agrários no planejamento do orçamento, será dado início aos procedimentos de abertura do novo concurso.

Sobre a Emater Alagoas

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas - Emater AL, é uma autarquia de regime especial vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), e foi criado através da Lei 7.291, de 01 de Dezembro de 2011.

Compete à autarquia a realização de pesquisa agropecuária, prestação de assistência técnica, geração e adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em todo estado.