A Prefeitura de Arapiraca, no estado de Alagoas, começa a inscrever no dia 25 de março para um novo processo seletivo público que irá preencher 20 vagas e formar cadastro de reserva no cargo de Agente Comunitário de Saúde. Das vagas abertas, uma será destinada para os candidatos portadores de deficiência.

25/03/2020
26/03/2020
26/04/2020
R$ 1.400,00
20
Anexos

Conforme o edital lançado, a função de Agente de Saúde exige formação de nível médio completo, idade mínima de 18 anos, além de residir na área da comunidade em que forem atuar. O salário inicial é de R$ 1.400,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O contrato celebrado terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período a depender da necessidade do Município.

Inscrição

As inscrições no certame devem ser realizadas nos dias 25 e 26 de março de 2020, via internet, no endereço eletrônico pss.arapiraca.al.gov.br.

O processo seletivo constará de prova objetiva com 30 questões, sendo:

  • 10 de língua portuguesa
  • 10 de matemática
  • 10 de conhecimentos específicos

A prova será realizada no dia 26 de abril nos locais e horários divulgados posteriormente no site oficial da prefeitura - www.arapiraca.al.gov.br e no mural de publicação do centro administrativo Antônio Rocha, com antecedência mínima de três dias.

Os últimos três candidatos permanecerão na sala até a conclusão do último, para após assinarem o termo de recolhimento das provas em companhia dos fiscais de sala e coordenador.

Atribuições do emprego

  • Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro área;
  • Cadastrar todas as pessoas de seu micro área e manter os cadastros atualizados;
  • Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
  • Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
  • Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês;
  • Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
  • Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco;
  • Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.
  • É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

A seleção para contratação terá validade pelo período de um ano a contar da data da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período conforme a necessidade da administração Pública.