Ótima notícia aos concurseiros! O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (CBM) terá um novo concurso em breve para o cargo de soldado. Foi publicado no Diário Oficial desta última sexta-feira, 19 de julho, o documento que autoriza o certame para o cargo.

Em breve
Em breve
R$ 2.585,05
500

A expectativa é que o edital do concurso Bombeiros-BA 2019 seja divulgado para o preenchimento de 500 vagas, sendo 250 para ingresso em abril de 2020 e 250 para ingresso em abril de 2021. De acordo com o governador, Rui Costa, o quantitativo de vagas para o Corpo de Bombeiros está em definição.

 

Requisitos do cargo

O candidato interessado em concorrer a uma das vagas no concurso Bombeiros-BA, deverá possuir certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedido por Instituição de Ensino reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC.

Além disso deverão possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, idade entre 18 e 30 anos, considerando-se com 30 anos, o candidato que tenha até 30 anos, 11 meses e 29 dias no ato da matrícula no Curso de Formação, estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B.

Atribuições do cargo

Os soldados do Corpo de Bombeiros são responsáveis por executar atividades de defesa civil; executar atividades de prevenção, combate a incêndios e a situações de pânico; executar as ações de busca, resgate, suporte básico de vida e salvamento de pessoas e bens; executar atividades de prevenção e extinção de incêndios florestais; entre outras.

Durante o período de realização do Curso de Formação do Bombeiro Militar, o candidato matriculado na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA receberá, a título de bolsa de estudo, o equivalente a um salário mínimo. Após o curso de formação, o salário será constituído de vencimento básico, acrescido de Gratificação de Atividade Policial Militar - GAPM, nos termos da legislação vigente, mais 10% de Auxílio Fardamento sobre o valor do soldo.

No site da transparência não consta o valor atualizado do soldo da corporação, mas o valor ofertado em 2017 foi de R$ 2.585,05.

O Regime Jurídico dos militares estaduais é o estatutário, em conformidade com a Lei estadual nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia).

Último concurso CBM BA

O último concurso público para soldados do Corpo de Bombeiros Militar da bahia aconteceu em 2017, com 750 vagas imediatas, sendo 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. 

A banca organizadora responsável pelo certame foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, com 30 questões de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos e redação. Saiba mais no edital.