Saiu o edital de abertura do concurso da ESA em 2016 para admissão de candidatos nos cursos de formação de Sargentos que ocorrerão entre 2017 e 2018. O Exército Brasileiro publicou os documentos por meio do Diário Oficial da União de 06 de maio com abertura de 1.205 vagas para admissão nos cursos de formação de Sargentos Combatente, Logística-Técnica e Aviação; para Sargentos Músicos e também para Sargentos da Saúde.

09/05/2016
04/07/2016
09/10/2016
R$ 3.325,00
1.205
Anexos

São 1.070 vagas na área de Combatente Logística-Técnica e Aviação, sendo 1.000 para candidatos do sexo masculino e 70 vagas para candidatas do sexo feminino nos cursos de Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico (Armamento, Mecânico Operador), Manutenção de Comunicações e Aviação - Manutenção.

Prepare-se: Curso com 140 videoaulas e simulados para ingresso na EsSA

Das 135 vagas restantes, 70 são para Sargentos Músicos nos instrumentos de Clarineta (17), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (2), Flauta em dó/Flautim em dó (2), Oboé em dó/Corne-inglês (2), Saxhorne (10), Saxofone (7), Tuba (3), Trombone Tenor/Trombone Baixo (10), Trompa (2) e Trompete/Cornetim/Flueghorne (15); e 65 são para área da Saúde para curso de Técnico em Enfermagem, que exige ensino médio completo e curso técnico na área. O aluno que concluir com aproveitamento o curso receberá a Qualificação Militar de Saúde, possuidor do curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo COREN. Veja os editais no quadro anexo.

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído até o fim do ano de 2017, e possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que, para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos (até o término do ano da matrícula). Os candidatos devem ser do sexo masculino, exceto para concorrer na área da Saúde, onde há vagas para ambos os sexos. Além disso, devem medir, no mínimo, 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

Os Cursos de Formação terão início em abril de 2017 e término em dezembro de 2018, sendo os primeiros 7 meses realizados em uma das 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil e o restante na Escola de Sargentos das Armas, na Escola de Sargentos de Logística ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército. Durante o curso de formação o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no Curso, o candidato é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.325,00, conforme tabela de vencimentos dos militares. 

Inscrição

Os candidatos poderão se inscrever no concurso da EsSA no período de 9 de maio a 4 de julho de 2016, pela internet, através do site da Escola de Sargentos - www.esa.ensino.eb.br.

Provas

A avaliação dos inscritos terá Exame intelectual (prova objetiva) para todos os inscritos, além de valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva; inspeção de saúde (IS); Exame de aptidão física; Exame de habilitação musical (apenas para os candidatos da área Música) e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, quando de sua apresentação.

A prova objetiva será realizada no dia de 09 de outubro de 2016, nas organizações militares sede, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João Del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, São Gabriel da Cachoeira-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá- MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, São Luís-MA, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, Santarém-PA. Itaituba-PA e Marabá PA em locais a serem informados através do cartão de confirmação disponível no site já citado.

O certame terá validade apenas para o ano ao qual se referir à inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do respectivo edital de abertura do concurso e encerrando-se 15 dias após a data de publicação do edital do resultado final.

Anexos