O Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), comunica aos interessados que realizará um processo seletivo simplificado em 2019 para preencher vagas no Curso Especial de Supervisor de Segurança Pública (CESSP).

04/09/2019
30/09/2019
A divulgar
160
Anexos

Serão disponibilizadas 160 vagas, em quatro turmas de 40 alunos cada, distribuídas entre as instalações portuárias sediadas no território nacional.

Segundo o edital divulgado no Diário Oficial da União de 04 de setembro, são requisitos para ingressar no curso de formação:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Ter capacidade civil de acordo com a legislação brasileira;
  • Ter quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com Serviço Militar, no caso de candidatos do sexo masculino;
  • Bons antecedentes;
  • Conclusão do ensino superior;
  • Vínculo empregatício com a instalação portuária;
  • Indicação formal pelo representante legal da instalação portuária ou porto organizado com o qual mantenha vínculo empregatício direto;
  • Apresentação de documentos pessoais e preenchimento do formulário de inscrição previstos neste edital.

Inscrição e Seleção

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 04 e 30 de setembro de 2019, pela internet, por meio do endereço eletrônico - www.pf.gov.br/servicos-pf/seguranca-portuaria/curso-cessp-19a-edicao. Após, o candidato deverá enviar eletronicamente para o endereço [email protected] toda a documentação exigida, de acordo com o edital.

A seleção dos inscritos será realizada pela Secretaria Executiva da Conportos, observado o número de vagas disponíveis, o atendimento aos requisitos básicos e a apresentação da documentação.

A Conportos divulgará a relação nominal dos participantes do curso,em cada uma das turmas até 04 de outubro.

O curso terá carga horária de 40 horas e se realizará em quatro turmas, Turmas "A" e "B" de 14 a 18 de outubro e Turmas "C" e "D" de 21 a 25 de outubro de 2019, em Santos-SP, na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, que fica na Avenida Gen. Francisco Glicério, nº 8, Encruzilhada.

Somente será certificado o participante que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% do total em cada prova aplicada e que tiver frequentado 90% do total da carga horária do curso.

A Conportos faz parte do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Ministério da Defesa, representado pelo Comando da Marinha, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O órgão tem por objetivo elaborar e implementar o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos Portos, Terminais e Vias navegáveis.

Anexos