Os candidatos aprovados no último concurso público do Governo do Estado de Goiás (Agepen-GO), para o cargo de Agente Penitenciário promoveram uma manifestação no dia 27 de outubro, pleiteando suas nomeações para o cargo de Agente Penitenciário, no qual foram aprovados no último concurso realizado pelo órgão. De acordo com o edital lançado em 2019, metade dos candidatos seriam nomeados 120 dias após a homologação do edital, em setembro deste ano, o que não ocorreu. Os outros 250 aprovados no certame devem ser nomeados até setembro 2021.

O concurso, realizado no ano passado ofertou 500 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Com exigência de nível superior em qualquer área, o certame, realizado pelo Instituto Iades, avaliou os candidatos por meio de 6 etapas: provas objetivas; provas discursivas; avaliações médicas; exames psicológicos; testes físicos e investigação social. Os aprovados no concurso Agepen-GO passarão ainda por um curso de formação, constituído de aulas práticas e teóricas, com duração de até um ano.

Das 500 vagas ofertadas, 450 vagas foram destinadas para candidatos do sexo masculino e 50 vagas foram destinadas para candidatas do sexo feminino. Das 500 vagas inicialmente previstas, 97 vagas serão para região Metropolitana - Goiânia e Aparecida de Goiânia; 62 vagas serão para região Norte - Goianésia; 59 vagas serão para realiza Sudeste - Caldas Novas; 71 vagas serão para região Sudoeste - Rio Verde; 39 vagas serão para região Noroeste - Itaberaí; 63 vagas serão para região Nordeste - Formosa; 39 vagas serão para região Centro Oeste - Palmeiras; e 70 vagas serão para o Entorno de Brasília - Luziânia.

A remuneração inicial para o cargo, de acordo com o edital do concurso, divulgado no ano passado é de R$ 4.891,25. Os futuros candidatos nomeados realizarão as atividades de Agente Penitenciário, até que nova legislação seja publicada e o cargo seja transformado em Policial Penal, nos termos da PEC 372/17, aprovada em 2019 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

O Agente de Segurança Prisional atua no trabalho de vistoria dos presos, presídios e visitantes; bem como receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações; realizar a revista pessoal dos presos e instalações; prestar assistência aos presos; entre outras atribuições.