Com um novo concurso público ofertando 1.000 vagas em andamento, o Instituito Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter novo edital publicado no próximo ano. Com a transição entre governos quase chegando ao fim, a equipe que trabalha nas propostas para a Previdência Social deve apontar a necessidade de abertura de uma nova seleção.

As informações apuradas pelo jornal O Globo indicam que um novo certame com mais mil vagas pode ser proposto ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo com a atual seleção em andamento, que vai preencher o mesmo número de vagas, a contratação é considerada insuficiente para resolver problemas no atendimento e na concessão de benefícios do INSS.

De acordo com a equipe de transição, em torno de 5,5 milhões de pessoas aguardam na fila para concessão de benefícios da Previdência Social. Os dados referentes ao mês de setembro indicam que esse grupo espera há mais de 45 dias pela análise de benefícios como aposentadoria e auxílio-doença ou então que tiveram o benefício negado.

Fabiano Silva dos Santos, advogado que integra a equipe de Lula, afirmou que está sendo estudada a possiblidade de trazer de volta a Dataprev, empresa pública que auxilia no processamento de benefícios para o Ministério da Previdência Social e Ministério da Cidadania. "É uma empresa que foi sucateada. Tem que fazer concursos para trazer mais pessoas para trabalhar lá, pois além do INSS, eles atendem também Auxílio Brasil", explicou o advogado.

Na última quinta-feira (1º), quando foi divulgada a informação sobre a fila de espera no INSS, Lula comentou em uma rede social sobre a atuação situação do órgão, classificando como "desmonte" a gestão do atual governo.

De acordo com a equipe, a contratação de mil técnicos com o edital atual não será suficiente, visto que o próprio órgão solicitou a abertura de mais de 7 mil vagas, além de outras 1.571 oportunidades para o cargo de Analista.

Concurso INSS 2022 teve 1 milhão de inscritos

A oferta de mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social atraiu 1.023.494 inscritos e não chegou a bater o recorde do último concurso, realizado em 2016, quando 1.087.804 de pessoas se inscreveram.

O concurso INSS 2022 teve inscrições abertas entre 16 de setembro e 04 de outubro e a etapa de provas objetivas foi aplicada no domingo, 27 de novembro, em quase 100 municípios brasileiros.

Para os candidatos da GEX de Guarulhos-SP as provas serão reaplicadas no dia 11 de dezembro, já que atrasos na organização impediram a realização da prova na data prevista. A maior parte dos candidatos já pode consultar os gabaritos preliminares no site do Cebraspe desde a terça-feira, 29 de novembro.