A Marinha do Brasil comunicou a suspensão do processo seletivo com 437 vagas para ingresso de candidatos de nível superior nas áreas de Saúde, Engenharia, Magistério e áreas Técnicas no Serviço Militar Voluntário (Marinha SMV) para ingresso como Praças-Especiais ou Oficiais temporários de 2ª Classe da Reserva da Marinha nos seguintes Distritos Navais.

20/01/2021
31/01/2021
28/03/2021
A divulgar
437

Suspensão: Tendo em vista os protocolos para o enfrentamento, prevenção e controle da infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19), a Marinha do Brasil, torna pública a suspensão da Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais, prevista para o dia 28 de março de 2021, assim como os eventos subsequentes. Informações referentes à data de realização da prova e um novo Cronograma de Eventos serão divulgados oportunamente.

As inscrições começaram no dia 20 de janeiro, e seguiram até o dia 31 do mesmo mês. As remunerações não foram divulgadas, mas seguem o plano de cargos da Marinha para temporários. Os editais podem ser conferidos no site da Marinha.

Vagas abertas no SMV da Marinha em 2021

No 1º Distrito Naval são 222 vagas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo para áreas de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Estatística, Informática, História, Psicologia, Serviço Social, Inspetor Naval, Ciências Náuticas, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Engenharia Química.

No 2º Distrito Naval, que compreende estados da Bahia, Sergipe, Norte e Sudoeste de Minas Gerais, são 21 vagas para Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Serviço Social, Engenharia Civil e Engenharia de Telecomunicações.

O 3º Distrito Naval dos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba tem 26 vagas para áreas de Cirurgião-Dentista, Enfermagem, Direito, Tecnólogo em Sistemas de Navegação Vistoriador Naval, Pedagogia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Informática, Serviço Social, Engenharia Ambiental, Inglês, Educação Física, Oftalmologia e Gastroenterologia.

O 4º Distrito Naval que compreende os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí oferece 20 vagas nas especialidades de Cirurgião-Dentista, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Medicina - Especialidade Psiquiatria, Anestesiologia e Oftalmologia.

O 5º Distrito Naval que fica nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina oferta 18 vagas nas especialidades de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Náuticas, Direito, Psicologia, Serviço Social, Inglês e Pedagogia

Para o 6º Distrito Naval que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferta 14 oportunidades nas áreas de Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica e Engenharia Naval.

Já o 7º Distrito Naval dos estados de Tocantins, Goiás e do Distrito Federal conta com 20 vagas para áreas de Odontologia, Farmácia/Bioquímica, Farmácia, Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Administração, Comunicação Social (Mídias Digitais e Eletrônicas), Hotelaria, Informática e Sistema de Computação.

O 8º Distrito Naval que envolve os estados de São Paulo, Paraná e Sul de Minas visa preencher 64 vagas nas especialidades de Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Náuticas, Pedagogia, Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Material, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Naval.

Por fim, o 9º Distrito Naval dos estados de Acre, Amazonas e Roraima disponibiliza 32 vagas para os estados do Amazonas nas funções de Médico Radiologista, Médico Pediatra, Odontologia, Medicina Veterinária, Administração, Ciências Náuticas (Inspetor Naval), Direito, Estatística, Informática (Infraestrutura), Psicologia, Serviço Social, Química, Sociologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Sistemas da Computação e Engenharia Elétrica.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no serviço militar voluntário com a duração de doze meses.

Inscrições e provas

As inscrições deveriam ser realizadas até as 23h59min do dia 31 de janeiro de 2021, pela internet, nos endereços eletrônicos de cada um dos Distritos Navais no site da Marinha. A taxa de inscrição foi no valor de R$ 130,00.

A seleção dos candidatos será feita por meio das seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de eliminatória e classificatória;
  • Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental;
  • Inspeção de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Designação à incorporação; e
  • Incorporação.

As provas objetivas terão 50 questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval e seriam realizadas no dia 28 de março de 2021, nos locais e horários divulgados por distrito naval em seu respectivo site.

Haverá ainda um Teste de Aptidão Física que envolverá:

  • Natação: 25 metros em até 50 segundos para homens e um minuto para mulheres;
  • Corrida: 2.400 metros em 16 minutos para homens e 17 minutos para mulheres.

Veja os editais de cada Distrito naval no site da Marinha.