Em Manaus, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, divulgou um novo edital com abertura de processo seletivo público para preencher 60 vagas (turmas 01 e 02/2020) para o curso de formação de aquaviários - funções de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Auxiliar de Máquinas Nível (CFAQ - MAF/MMA).

16/03/2020
20/03/2020
A divulgar
60
Anexos

O curso será aplicado de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, a duração de 5 dias úteis de aulas teóricas e práticas no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental - CTFFAO, na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246,Centro, Manaus-AM.

O curso é gratuito, sendo oferecido o material didático por meio de empréstimo. Os alunos terão direito a merenda escolar, mas não haverá alojamento.

Dos requisitos para participar do processo seletivo

  • Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado, com idade mínima de 18 anos no ato da matrícula;
  • Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares;
  • Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
  • Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;
  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir documento de identificação válido e com fotografia;
  • Possuir escolaridade inferior até o 6º ano do Ensino Fundamental;

Como se Inscrever

As inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 20 de março de 2020, das 08h15min às 11h no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental - CTFFAO, localizado na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, Centro de Manaus-AM. O valor da taxa de inscrição será de R$ 8,00.

Avaliações

O processo seletivo será feito por meio de teste de suficiência física de caráter classificatória, apresentação no CTFFAO e matrícula. O teste de suficiência física será realizada nos dias 24 e 25 de abril de 2020 somente na cidade de Manaus-AM no local indicado no ato da convocação.

O teste terá prova de natação, estilo livre na distância de 25 metros, sem limite de tempo e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

O resultado final será divulgado no dia 31 de março pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

Ao final do curso, o Aquaviário deverá optar pela categoria de Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés (MAF) ou Marinheiro Auxiliar Fluvial de Máquinas (MMA).

A validade do processo seletivo encerra-se na data da matrícula no curso, ou seja, no dia 02 de abril.