A Capitania dos Portos da Capitania Fluvial do Amazonas promove em julho um novo processo seletivo público para preencher 45 vagas nos Cursos de Formação e Adaptação para Aquaviários do Ensino Profissional Marítimo para o ingresso na Marinha Mercante, grupo de Fluviários, nas categorias de Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) e para Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. São 15 vagas para cada uma das especialidades.

24/06/2021
05/07/2021
11/07/2021
A divulgar
45
Anexos

O processo seletivo não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil (MB) e visa, apenas preencher vagas temporárias nos cursos oferedidos pela Marinha.

Os cursos de formação de aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquinas terão 50 dias úteis de aulas teóricas e práticas. Já o curso para Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde terá 27 dias úteis de aulas teóricas e práticas.

São requisitos para participar do processo seletivo

Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquinas

  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado;
  • Maior de 18 anos de idade até o dia da inscrição;
  • Escolaridade mínima do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série);
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;

Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde

  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado;
  • Maior de 18 anos de idade até o dia da inscrição;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;

Possuir uma das escolaridades citadas a seguir:

  • Técnico de Nível Médio em Enfermagem, com diploma reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal de Enfermagem COREN), para ingresso na categoria Enfermeiro (ENF);
  • Ensino Médio completo e certificado de Auxiliar de Enfermagem, reconhecido pelo COREN, para ingresso na categoria Auxiliar de Saúde (ASA);
  • Ensino Fundamental completo e curso de capacitação de Cozinheiro com carga horária mínima de 160 horas, para ingresso na categoria Cozinheiro (CZA);
  • Ensino Fundamental completo e curso de capacitação de Garçom/Taifeiro com carga horária mínima de 160 horas, para ingresso na categoria Taifeiro (TAF).

Inscrição

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 05 de julho de 2021, das 08h15min às 11h no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental que fica na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, Centro, Manaus-AM. A taxa de inscrição custa R$ 8,00.

O processo seletivo será constituído das seguintes avaliações:

  • Prova objetiva, de caráter classificatório sobre conhecimentos de português e de matemática;
  • Prova de aptidão física, de caráter eliminatório.

As provas objetivas serão aplicadas nas dependências do Colégio Militar de Manaus (CMM), localizado à rua José Clemente, nº 157, Centro de Manaus-AM, nos dias 11 ou 18 de julho de 2021, conforme listagem a ser divulgada segundo o calendário de eventos constante no Anexo I do edital.

Os cursos serão aplicados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental - CTFFAO, localizado na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, Centro Manaus-AM.