Foi divulgado no Diário Oficial do Estado do RJ de 17 de agosto de 2020, o documento de autorização do então governador do estado, Wilson Witzel, para a abertura de um novo concurso público para o preenchimento de 32 vagas no quadro de Oficiais da Polícia Militar do estado. Ainda não há data prevista para lançamento do edital.

28/06/2021
27/07/2021
12/09/2021
R$ 7.132,52
32
14/09/2021
Anexos

Os interessados em concorrer ao cargo devem comprovar formação superior de Bacharel em Direito, além de idade entre 18 e 35 anos, estatura mínima de 1,60m se do sexo feminino e de 1,65m se do sexo masculino, entre outros requisitos. O salário inicial para o posto de 2º Tenente PM é de R$ 7.132,52.

Concurso anterior para Oficiais da PMERJ

O último concurso da corporação foi para provimento de 37 vagas como Aluno-Oficial PM para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO) que ocorreu entre o final de 2018 e início de 2019. As provas objetivas ocorreram no município do Rio de Janeiro/RJ no dia 10 de fevereiro, e os gabaritos foram divulgados no dia 11 de fevereiro. O concurso teve prova objetiva com 60 questões de direito administrativo, direito constitucional, direito penal, direito processual penal e direito penal militar, além de etapa de prova discursiva, exame antropométrico, teste de aptidão física, exame psicológico, exame de saúde e exame social e documental.

A validade do concurso foi de 90 dias após a publicação da listagem de aprovados e classificados para matricula no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais.

São atribuições ao cargo

Os Oficiais da PM (QOPM) exercem funções de Comando, Direção e Chefia nas atividades da Polícia Militar. Respeitadas as características próprias de cada posto, atuam em atividades diversas, em conformidade com as normas expedidas pela Corporação, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados. Para tanto, a atuação do Oficial da PMERJ - QOPM compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras:

  • - Comandar pelotão;
  • - Coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado;
  • - Participar do planejamento de ações e operações;
  • - Pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais;
  • - Assessorar o comando nos assuntos relacionados à sua área específica;
  • - Gerenciar recursos humanos e logísticos;
  • - Desenvolver processos e procedimentos administrativos;
  • - Operar a legislação, normas e regimentos internos e externos à Corporação, incluindo a legislação específica aplicada às Polícias Militares;
  • - Operação de legislação, normas e regimentos internos aplicados às funções inerentes ao cargo de Oficial QOPM;
  • - Exercício de atividade jurisdicional no âmbito da Justiça Militar;
  • - Condução de processos administrativos disciplinares;
  • - Condução de inquéritos policiais militares e de procedimentos administrativos inerentes ao cargo;
  • Condições Gerais de exercício do cargo: trabalhar tendo contato cotidiano com o público interno e público externo, em equipe, sob supervisão e em horários diversos (diurno; noturno e em regime de sobreaviso ou prontidão). Atuar em condições de pressão, de risco à saúde e de vida. Exercer ainda, funções em setores cujas atividades referem-se a ensino, pesquisa e extensão.

Anexos